24 de set. de 2009

PARE DE INVADIR A PRIVACIDADE DOS OUTROS

ABRAHAM SHAPIRO

Por quê mantemos o péssimo hábito de achar que as pessoas de quem gostamos têm de nos revelar todos os seus pensamentos? Se não os revelam, nós nos sentimos insultados e feridos. No casamento e em qualquer relacionamento isto é fundamental.

Todo mundo tem direito e necessidade de ter uma cortina onde não quer que os outros adentrem. Há coisas que a gente não se sente bem em expor. Entrar nesta área sem permissão é invasão de privacidade.

Uma pessoa pobre bate à sua porta e diz: “Dê-me de comer, por favor”. Se você pensa ou diz: “Por que não arruma um emprego?”, você está invadindo a privacidade dela. O que isso tem a ver? Ela apenas está com fome e pede ajuda. O seu problema é dar ou não algo para ela comer, e não discutir se ela deve ou não trabalhar. Não entre numa área a que você não foi convidado.

Espiar ou invadir a privacidade de alguém não causa aproximação. Pode nos distanciar mais. Se ele não quer revelar algo de si, forçá-lo usando as emoções ou outros meios é errado.

Respeite a privacidade dos demais. Só assim você terá direito à sua.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473