15 de set. de 2009

DEIXE DE SER VÍTIMA

ABRAHAM SHAPIRO

Se eu pudesse dar um conselho a alguém, creio que escolheria uma das coisas que mais me ajudaram a vencer as barreiras de minha vida. O que seria? Pois bem, se quiser ouvir, então preste-me atenção: rejeite completa e absolutamente o papel de vítima em qualquer momento de sua vida.

Pare de culpar os outros por qualquer coisa que lhe aconteça. Ningém merece isto. Mesmo que aparentemente as coisas lhe aconteçam como se parecessem causadas por outros, o modo como você as vê, as interpreta e se relaciona com elas deve estar livre de fazer de você uma vítima.

Meu rabino e orientador ensinou-me isto e tenho encontrado este posicionamento com frequência na literatura Judaica. Muitos anos depois de eu ter ouvido, eu o anoto na agenda de cada ano e já observei que trata-se de uma regra com ótimo funcionamento também nos negócios.

Veja só. Contabilize rapidamente quantas ações você já empreendeu de modo totalmente planejado em sua empresa ou em sua vida profissional? Eu bem sei que por aqui quase todo mundo age mais por instinto e feeling que por ampla consciência ou cálculo. Pois bem. Agora responda o que se deve esperar de uma atitude assim? Tudo. Exceto um milagre, é óbvio. Porém, para que tudo vá bem sem plano ou cálculo, só mesmo um milagre. Portanto, você há de concordar que culpar a concorrência, o mercado, as fraquezas e incompentências de cada área não reflete a verdadeira causa do problema real.

Recuse-se a sentir pena de si mesmo em toda e qualquer situação, por mais dolorosa ou injusta que lhe pareça. Caso você constate algum indício de injustiça contra você, enxergue nisto também uma oportunidade de rejeição à condição de vítima, de qualquer maneira.

A partir de então, planeje melhor, levante condições verdadeiras e concretas para agir e atue efetivamente. Você não é vítima da má sorte e já que tudo é determinado por suas ações, definitivamente: aja.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473