3 de fev. de 2009

O VERDADEIRO RUMO DOS SEUS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Conte-me como é fazer negócio com a sua empresa. Você está preparado para falar sobre isso? Imagine-se contando com suas próprias palavras o que sua empresa tem de diferente, de próprio e bom, dando ênfase às coisas mais especiais.

O que acaba de ser feito é contar uma história a seu próprio estilo. Ela certamente teria expressões como “é assim que se faz negócio com a gente”. Arrisco a dizer que você não calcula o poder que está guardado neste pequeno exercício.

Se você não se preocupa em dar a devida orientação e divulgação para a história com que deseja tornar conhecida a sua empresa, então estará admitindo que tudo o que disserem aleatoriamente a respeito dela é verdadeiro. Esta é uma atitude perigosa.

Há certas coisas na vida que não podem ser abandonadas à própria sorte, mas necessitam de controle e condução. Ninguém irá cuidar de conhecer fatos heróicos e notáveis que compõem a sua história se você não o fizer. Ao contrário. Pessoas baixas deixarão a inveja se aflorar e irão suprimir tudo de bom que de fato existiu nela. Farão suas própria versões de maldade e menosprezo. Não, porém, quando existir uma versão contada com amor e cores. E isso só você e algumas pessoas à sua volta são capazes de fazer.

Sua empresa não vende produtos ou serviços. Ela vende uma “história”. Não é papo furado! Uma história sobre a “nossa visão”, a “experiência que nós oferecemos” e "nossos sonhos” é, em poucas palavras, uma história sobre a nossa marca – algo estrondoso e maravilhoso em si mesmo.

É preciso criá-la e depois contar muitas vezes aos funcionários, a cada novo contratado, a clientes, fornecedores e a instituições de relação contínua - como os bancos, por exemplo. Assim ela torna-se parte integrante de todos os seus negócios.

Dê a ela seu toque pessoal, personalize o que puder. Tire o máximo de vantagem da “credibilidade de marca” que sua empresa levou tempo para construir – décadas, em muitos casos.

Isso não é um pensamento entusiasmado apenas. Nas melhores companhias, o valor da marca chega a centenas de bilhões de dólares. Procure uma agência de propaganda idônea e ponha isto num folder, num vídeo institucional, e use este material em cada situação permitida.

Se você não consegue acreditar na promessa da sua marca, então seu problema não é falta de habilidade em contar histórias, mas falta de paixão. E paixão é tudo o que todo indivíduo mais precisa para alcançar a excelência em qualquer negócio.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473