12 de fev. de 2009

DO PRESENTE É QUE DEPENDE TODO O FUTURO

ABRAHAM SHAPIRO

O Marcos Henrique é um colaborador de alto padrão na área de contabilidade de uma grande empresa, onde atua há quase três anos. É inteligente, prestativo e bem relacionado. Nesse tempo, ele tem aumentado muito sua participação em várias ações internas e externas como voluntário, o que só fortalece seu desempenho e sua qualidade humana e profissional. Deste modo, ele tem feito uma trajetória de boa exposição pessoal e de responsabilidade aos olhos dos colegas e dos líderes.

Ultimamente, no entanto, ele praticou um ato falho e totalmente desnecessário. Convidado a sugerir uma idéia que promovesse uma melhoria interna, ele ouviu algo de um de seus colegas mais experientes no assunto e apresentou esta mesma idéia como sendo de sua autoria. A comissão responsável pela coleta de sugestões demonstrou especial preferência por esta, dirigindo ao Marcos Henrique uma menção honrosa pela excelente contribuição.

Como interpretar essa atitude? Furto? Apropriação indevida? Oportunismo? O que você diria?

Seja qual for a qualificação deste ato, há uma palavra citada num parágrafo acima que volto a repetir por ser a exata medida do contexto em que este colaborador se meteu, e a palavra é: desnecessário.

Inteligente como é, participativo, voluntário, bem formado e estudioso, o único atributo que devia evitar que constasse em seu currículo é o de “espertinho” ou “tipo que sabe tirar vantagem a qualquer custo”. Portanto, desnecessário.

Cuide-se, prezado leitor ou leitora. Não entre nessa! Lembre-se da máxima Judaica que ensina: “Melhor é ficar calado e passar-se por sábio, do que abrir a boca e revelar definitivamente a todos que você é um idiota”.

Por enquanto, Marcos Henrique poderá ser aplaudido e considerado. Mas será cotado por algo que não é, de fato. Tarde ou cedo a verdade virá à tona, e ele perderá todos os créditos presentes. Quanto aos futuros, por melhores que forem, serão lastreados pela reputação que ele tiver acumulado. É pelo começo que se conhece o fim de uma boa história.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473