25 de fev. de 2009

INOVAR É UM DILEMA

ABRAHAM SHAPIRO

O transístor foi uma grande revolução no mundo da tecnologia, inventado em 1947 por uma empresa americana chamada Bell Labs.

Assim que o novo invento foi comunicado ao mundo, um jovem executivo japonês desembarcou em Nova Iorque, hospedou-se em um hotel barato e queria obter uma licença para produção do transistor no Japão.

A empresa americana não deu muita atenção ao japonês e até tratou-o com desprezo. Mas ele foi insistente e conseguiu o contrato que tanto almejava.

Este episódio importante da história dos negócios nos ensina uma lição ímpar. É impossível fazer previsão de mercado sobre produtos que ainda não existem.

No fim das contas, inovar é um ato de coragem e autoconfiança de quem inova, porque os mercados que não existem não podem ser analisados.

Quem podia prever no fim da década de 80 que o Windows seria o que é hoje? Toda inovação é desconhecida e imprevisível.

Assim que o jovem empresário japonês assinou os contratos para uso do transistor, um funcionário da Bell Labs quis saber o que a empresa dele iria fazer com a tecnologia. O rapaz respondeu que eles iriam fabricar rádios pequenos. O funcionário americano, surpreso, perguntou: “Por que alguém iria querer fabricar rádios portáteis?”

É preciso falar mais alguma coisa?

Para terminar, talvez você queira saber que o jovem japonês era Akio Morita e a empresa que ele representava era uma pequena firma instalada em um armazém bombardeado na 2ª Guerra. O nome da empresa? Sony.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473