17 de fev. de 2009

CLIENTE NENHUM PRECISA DE UM VENDEDOR ARROGANTE

ABRAHAM SHAPIRO

Ter humildade é crucial para a vida e para os negócios.

Ser humilde não significa ser modesto nem tornar-se um “capacho” para os outros. Humildade na dose certa inspira atitudes corretas. Nos negócios, faz o cliente se sentir cuidado e confortável para tomar a decisão sobre o produto ou serviço que oferecemos.

Na hora do cliente decidir, o que mais pode atrapalhar é a nossa presunção de que o produto que temos é o máximo.

Certa vez, perguntei a um dos maiores fabricantes de morangos em conserva dos Estados Unidos qual era o segredo de seu fantástico volume de vendas. Ele me respondeu: “Faço questão de ensinar a meus vendedores que os consumidores não precisam de morangos em conserva. Suas mães ou avós talvez tivessem uma receita muito melhor que a nossa”.

Esta idéia, segundo ele, foi um insight único e o mais importante de sua vida, pois, revelou o caminho a ser seguido como estratégia de venda. No momento que os vendedores abordavam os compradores de supermercados e de outros canais de venda, esforçavam-se muito acima do normal para demonstrar as qualidades verdadeiras do produto. Foi esta atitude que garantiu o sucesso da marca e o seu alto quociente de confiabilidade junto à família norte-americana - exigente e tradicional.

Lembre-se: você NÃO estará prestando o melhor atendimento ao seu cliente quando diz , mesmo que seja só em pensamento: “Você precisa de mim porque eu sou o máximo”. A ciência ainda não provou, mas você já deve ter percebido, que todos nós conseguimos captar as intenções das pessoas com quem nos relacionamos. Pode apostar que o cliente terá um sexto sentido captando os seus pensamentos e o julgará sumariamente por isso.

Cuide de suas intenções e pensamentos mais internos. Cultive-as debaixo da humildade.

Na hora da venda: “baixe a bola”, tenha consciência de que o cliente não precisa de você e tampouco de seu produto. Caso você não aja assim, além de todo o estoque que não terá saída, você terá de engolir sua arrogância – o que certamente é muito mais amargo do que qualquer um dos produto que você vende.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473