18 de dez. de 2012

UMA DAS MAIS IMPORTANTES COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Conheci um vendedor que atuava em uma região com excelentes clientes potenciais para serem explorados. Sua carteira de bons e fiéis compradores era das melhores. Além disso, as chances de conseguir outros eram gigantes.
Mas ele não progredia. E aos poucos, isso passou a ser visto na empresa como um problema. Seu chefe sabia que ele tinha tudo para ganhar o quanto quisesse como profissional. Mas havia alguns pontos que aparentemente o impediam. Sua família tinha estabilidade financeira, os filhos já eram adultos e encaminhados, a esposa estava bem empregada e ele não desejava ganhar mais.
Apesar de saber tudo sobre vendas, faltava o mais importante em seu perfil: ambição. Não no sentido de querer ganhar desenfreadamente e a qualquer custo, mas no de querer mudar sua situação para melhor e, assim, desenvolver suas perspectivas presentes e futuras.
Por todas estas razões, ele era um acomodado. E comodismo é uma “doença” séria. É quando a pessoa não vê mais razões para mudar e se elevar.
Quem está vivo não pode acomodar-se ou parar. A atitude que nos empurra para viver todos os dias tem que ser a busca de novos horizontes, explorando mais o nosso potencial para o auto-desenvolvimento. Sem pressa, é claro. Sem pisar em ninguém. Basta aproveitar as oportunidades que surgem a todo momento. E elas vêm para todos.
Uma curiosidade da filosofia de vida judaica. Se uma pessoa tem fortuna suficiente para sustentar-se por todo seu futuro, ainda assim ela deve levantar-se e buscar o seu pão de cada dia com suor. Sabe por quê? Nesta vida, é o esforço que conta. “Não importa onde você se encontra na escada, mas como você escalou os degraus que ficaram para trás”.
Ambição  significa: “querer mudar a sua situação atual para melhor; evoluir”. Quanto disso você possui? Analise este conceito sob a ótica prática da sua vida e determine ações para o seu bem e para o bem do seu mundo.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473