4 de dez. de 2012

RESUME-SE A DUAS PALAVRAS

ABRAHAM SHAPIRO


Muita gente sofre de complexo de inferioridade. Sabe o que ocorre com uma pessoa que se sente inferior? Ela projeta uma visão negativa de si mesma para os olhos dos outros.
As pessoas, na verdade, podem não vê-la como inferior. Mas ela sofre por achar que os demais a veem assim. Ela é violentada pela imaginação nociva que cultiva de si mesma.
Você sabe e muitos filmes de Hollywood já retrataram a situação de decisão de um campeonato esportivo em que o jogo foi decidido antes mesmo que acontecesse. E isto é real. Se a motivação de um dos times estiver baixa, se os jogadores imaginam que não darão conta dos adversários e que serão dominados, eles estarão a um curto passo de concretizar isto e da derrota.
Daí decorre uma regra a que devíamos permanecer ligados todo o tempo. Evite pensar que você é um fracasso ou um derrotado. Risque essas duas palavras de seu dicionário pessoal. Remova de dentro de si todos os padrões negativos de auto-medição. Veja-se como uma pessoa forte, competente, corajosa e decidida. Isso é que passará a ser percebido por todos automaticamente, porque você comunicará tais pensamentos de forma subliminar. Todos passarão a enxergar essas qualidades em você.
Agora, cada vez que você constatar que lhe falta alguma virtude pessoal, esforce-se para adquiri-la. Trabalhe a respeito, lute e busque meios para obtê-la. Como? Estude, aplique-se a vivê-la até que se incorpore a você e ao seu modo de viver. Hoje, ela apenas não é natural em você.  Mas pode ser aprendida e transformada em uma atitude, e quanto mais você insistir em investir sua energia nela, mais brevemente ela se tornará natural.
Não é fácil. Mas é possível. Acima de tudo, convença-se de que a tal virtude está sendo conquistada e que ela fará de você uma pessoa de melhor qualidade em relação a tudo a que se propuser. A receita se resume a duas palavras: “esforço” e “atitude”!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473