14 de dez. de 2012

A CORAGEM AUTÊNTICA

ABRAHAM SHAPIRO

Coragem. O que vem a ser isso?
Talvez a melhor pergunta fosse: “Quem é corajoso?” Quem carrega uma arma? Quem enfrenta gente poderosa ou uma autoridade?
Corajoso, mas corajoso mesmo, é o ser humano que consegue dominar a si próprio.
Feliz é quem tem autocontrole nesta vida.
Feliz, também, é quem pratica coisas boas e passa longe daquilo que é mau. Se, além disso, ele se esforçar para ser bom, trará grandes benefícios à sociedade, à família e, é lógico, também para si.
Mas existe uma confusão muito perigosa entre “ser corajoso” e perder o respeito. Conheço uma empresária que destrata seus funcionários a ponto de ofendê-los e desonrá-los publicamente. Ela abusa da necessidade que eles têm de seu emprego e os destrata de maneira proibida. Quando questionada a respeito, ela se orgulha de ser sincera e de sua coragem em falar a verdade. Será preciso humilhar para dizer o que deve ser dito?
O pior é que no caso específico dela, isso já se tornou um vício. 
Nunca tantas pessoas deixaram-se levar por vícios nocivos e destrutivos como atualmente. Quantas pessoas fumam, bebem, quantas usam drogas, se prostituem... Veja como a criminalidade cresce por toda parte.
Como será possível vencer esta onda desfavorável ao equilíbrio e à paz? Isto, sim, exige coragem.
Uma das coisas mais sublimes que alguém pode fazer por si mesmo e pelos seus é superar comportamentos negativos. Deixar de jogar, parar de beber, não desperdiçar tempo com banalidades, não fumar e deixar de consumir drogas...
Observe o mal que isso provoca. Depois calcule a recompensa que seu abandono proporciona. Após dominar as coisas más de sua vida, o sabor verdadeiro de vitória será a sua coroa de louros, seu troféu de vencedor. Esforce-se, e o resultado virá.
 “Corajoso de verdade é aquele que domina a si mesmo e sua atração por coisas que, cedo ou tarde,  lhe causarão danos!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473