13 de dez. de 2012

JANUS E A SABEDORIA DO TEMPO PRESENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Na antiguidade, os romanos tinham um deus com duas faces. Seu nome era Janus. Foi em homenagem a esse deus que deram nome ao mês de janeiro.
Janus transmitia uma lição interessante: se quisermos lidar bem com a vida, precisamos desenvolver a capacidade de olhar para duas direções simultaneamente: para o passado e para o futuro.
Olhar para o futuro, na prática, significa estar alerta sempre, isto é, preparados para que nada nos surpreenda. Mas entenda: não se trata de perder tempo sonhando com um final feliz para os nossos planos. Antes disso, é avaliar as possíveis armadilhas que poderão surgir ao longo da  nossa caminhada.
E o que é olhar para o passado? Não com ressentimento ou rancor contra as coisas que nos desagradaram. Isto só consome energia boa, e enfraquece o pensamento, o raciocínio. Olhar para o passado deve ser com a finalidade de aprender, e assim,  nos tornarmos prudentes e prontos.
Quando virmos desse modo o futuro e o passado, o presente será mais fácil de ser vivido, ou mais simples, quem sabe.
A coisa a ser feita para atingirmos o melhor padrão de vida é: não sonhar com o futuro, nem viver como se morássemos num museu. Mas aprender com tudo... e adquirir sabedoria. Isto é o que nos permite enfrentar cada instante do tempo presente sob sua real perspectiva!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473