12 de dez. de 2012

INVESTIR EM PESQUISA

ABRAHAM SHAPIRO


A sala de reuniões da empresa era coisa de outro mundo. Mesa fantástica. Canaletas com tomadas para todos...  e funcionavam.  Tinha design e qualidade.
A poltrona? Muito simples e tremendamente confortável. Eu parabenizei o diretor pela comodidade do ambiente, e ele respondeu: “É de uma pequena indústria de um município próximo. Eles estão há três anos no mercado, mas fazem pesquisa e inovam sempre. E são bons comerciantes. Vendem prá burro”.
Não era o dono da fábrica de móveis que disse aquilo, nem sócio, e muito menos o responsável por vendas ou marketing. Era apenas um cliente!
No caminho ao aeroporto, pedi ao motorista que parasse no show room da dita fábrica. Eu me entusiasmei com tudo o que vi. Eles poderiam ser ótimos. Mas, de fato, são excelentes.
Conheci um dos diretores. Tem uns 35 anos, é brasileiro, estudou engenharia nos Estados Unidos e aperfeiçoou-se em ergonomia. Seu irmão é arquiteto. Os dois juntos começaram o sonho do negócio de móveis, porém com bom preparo empresarial. Hoje faturam algo em torno de 50 milhões de reais por ano.
Coincidências não existem. Neste fim de semana eu assisti ao último filme do “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Uma das cenas chamou-me a atenção. Bruce Wayne conversa com o  CEO de sua empresa, Lucian Fox, e lhe diz:
- Vejo que você perdeu muito do meu dinheiro.
E Fox responde:
- Na verdade foi o senhor que perdeu. Se você põe todo o orçamento de pesquisa em um projeto que depois descarta, sua companhia não consegue prosperar.
Esta palavra é poderosa. Pesquisa. Ainda mais quando posta em prática.
Por quanto tempo mais seus clientes comprarão o seu produto por causa da marca? Quem você pensa que é? A Apple, do Steve Jobs? Bem, se fosse, você teria sucesso, pois eles investem milhões de dólares em pesquisa, e só por isso inovam e prosperam.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473