10 de dez. de 2012

GUIA DE CONVIVÊNCIA E DIÁLOGO INTELIGENTE ENTRE SÓCIOS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 010/12/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Instrução  1 - Assuma para si que não existe pergunta imbecil, idiota ou irônica vinda de seu sócio. Mesmo que ele pareça tonto, o melhor é você assumir que suas perguntas são legítimas e dignas de resposta lógica e clara. Apenas certifique-se de entender exatamente o que ele deseja saber, e só então responda.
Instrução  2 - Demonstre interesse. Sempre.
Instrução  3 - Ignorância não é pecado. O pecado é não superá-la quando necessário ou requerido. Vença a sua ignorância e ajude o seu sócio a vencer a dele!
Instrução  4 - Utilize expressões verbais que manifestem transparência em tudo o que disser.
Instrução  5 - Para uma reunião saudável com o seu sócio faça uma pauta antecipada que contenha a descrição das últimas ações e movimentos desenvolvidos na sua área de atuação. O objetivo será atualizá-lo ou deixá-lo “na mesma página” que você.
Instrução  6 - Todas as novidades que você deseja implantar na empresa, ou ideias fantásticas, devem ser fundamentadas, demonstradas e “vendidas” ao seu sócio. “O que não pode ser medido não pode ser administrado”. O que não pode ser medido é subjetivo. E toda subjetividade gera múltiplas interpretações – algumas negativas.
Instrução  7 - Riscos, ameaças e temores devem ser colocados à mesa de modo claro e com as devidas considerações. Trate da situação. Mostre todas as suas ressalvas. Porém, seja respeitoso.
Instrução  8 - Discussões negativas, potencialmente discrepantes ou que acalorem ânimos porão em risco a relação harmoniosa dos sócios. Suspenda-as imediatamente. Retorne somente após um recesso e, se necessário, nomeiem um mediador que conheça a situação e seja imparcial.
Instrução  9 - Não acumule assuntos sem consenso por um prazo maior do que 24 horas. Solucione as divergências e alcance o consenso com inteligência e sabedoria.
Instrução  10 - Seja humilde. Olhe para o negócio. Quando preciso decline da sua vontade para o bem da empresa. O orgulho trouxe mais prejuízo do que ganho ao longo da história da humanidade. Deixe-o fora dos seus negócios!
Em qualquer situação, escolha a paz! Seja sábio, e ganhe dinheiro em vez de vencer disputas. Esta é a escolha inteligente!!!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473