11 de dez. de 2012

QUEM AFINAL É VOCÊ?

ABRAHAM SHAPIRO


Alguém lhe pergunta: “O que você é?” E a sua resposta imediata: “Sou advogado”, ou “Sou engenheiro”, ou “Sou empresário”.
Isso estaria certo?
Suponha que você veja alguém indo para a cama às onze da noite, e você diz: “O que você é?” Ele lhe diz: “Sou um dorminhoco”. Não estaria de todo errado, pois, quando você soma as horas de sua vida, vê que gasta mais tempo dormindo do que sendo, por exemplo, um advogado. 
O que eu quero destacar aqui é que a sua essência não consiste em “ser um advogado”. Ela é muito mais que isso. 
Você é um ser que pensa, que vive, respira, que ama, que está crescendo constantemente, que provavelmente tem filhos, que busca excelência, que está faminto por saber mais. Então  identifique-se com isto. Verdadeiramente isto é o que você é!
Pergunte a uma mulher com quatro crianças o que ela é. Ela responderá, com certeza: “Eu sou mãe”. Porém, este é só um aspecto dela – ainda que o mais importante. Ela também é amiga de alguém, educadora, cozinheira, enfermeira,  pensadora, esposa, alguém que busca informações ... e muito mais !!!
Infelizmente, vivemos esta crise de identidade desde a infância. A cada criança se pergunta: “O que você quer ser quando crescer?” Esta pergunta tem sutis implicações que podem danificar uma personalidade em desenvolvimento. A criança poderá pensar: “Qual é o problema em ser quem sou? Meu ‘eu’ é tão terrível que devo converter-me em algo diferente quando crescer?”
A saída para isso é: “Faça do estudo da vida sua ocupação primordial, e de sua profissão algo secundário”. O mais importante é o "entendimento", a busca pela sabedoria da vida.
Não se trata de colocar à frente aquilo a que você se dedica para obter o sustento. Isso passaria ao segundo plano. Como prioridade coloque "o que é preciso fazer para  viver verdadeiramente".  Se você se vê como um pensador, então pensar se converte no item de primeiro plano.
Passe a limpo a sua auto-definição. Descubra  a razão pela qual você vive. E depois, viva-a plenamente.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473