17 de dez. de 2012

AO FINAL DE CADA CICLO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 17/12/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Estamos no final de mais um ano. Daqui a pouco os jornais, revistas e televisão estarão lotados de dicas de como planejar o sucesso em 2013. E, na verdade, esta é uma tendência natural.
Quero dividir uma lição de sucesso da minha vida. O que você faz ao encerrar a semana, o mês, o ano?
A minha experiência de entrada numa nova fase tem sido muito mais prática agora do que jamais foi. Em vez de focar sobre o que errei e me comprometer com as tradicionais mudanças que eu desejaria fazer, passei a adotar uma abordagem nova e eficaz.
Decidi aceitar o que sou e reconhecer que, apesar dos meus defeitos, tenho comigo um bocado de atributos bons e úteis que ainda não foram aproveitados.
Eu compreendo que estimulando o que tenho de positivo em vez de ficar correndo para consertar meus pontos negativos, poderei crescer e me tornar muito melhor. E assim, depois terei mais força para aperfeiçoar os meus defeitos.
O que desejo lhe dizer é que não importa o tamanho da sua conta bancária. Pouco interessa o bairro onde você mora, a marca da roupa que usa ou o tipo de trabalho que faz. Você, eu e todo mundo somos uma mistura complicada de potencialidades e limitações. Somos uma sopa de virtudes e defeitos.
Então vamos nos apegar ao que temos de bom e nutrir a nossa visão de competência para realizar atitudes boas. Está tudo aí, bem ao nosso alcance, como pedras preciosas brutas a serem pegas, lapidadas e enriquecer o nosso tesouro pessoal. E quanto melhor tratadas elas forem, maior valor terão.
Não é muito mais concreto e prático? Então tente faça esta opção para os seus planos de ano novo e me conte depois o que conseguiu.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473