6 de dez. de 2012

SALÁRIO: VOCÊ PODE MERECER MAIS!

ABRAHAM SHAPIRO

Eu já expressei minha opinião a esse respeito antes. Mas tenho sido tantas vezes abordado em recorrência que resolvi fazer novas considerações. Se você está querendo pedir aumento de salário, o meu conselho é: “Não peça!”. As chances de sucesso para quem entra na sala do chefe pedindo por um aumento são pequenas demais para validar o risco.
Sugiro outra tática.
Não espere alguém lhe passar tarefas. Vá atrás delas. Chame para si cada vez mais responsabilidades. Seja aquilo que em inglês se diz: hands on e em português aproxima-se de “pau pra toda obra”, ou mais precisamente: ter pronta disposição para qualquer necessidade da empresa, ter  pró-atividade.
Tente saber de tudo sobre o ambiente em que você está trabalhando: a situação da empresa, as questões que mais angustiam ou pressionam o chefe, e ofereça ajuda a ele, quando possível. Faça o mesmo com os colegas.
Salário não é questão de “forçar a barra” a fim de que melhore. Não se negocia aumento de remuneração na base da chantagem ou coação. Salário é um mérito, uma conquista. Assim, não se apresente como um motivo de dor de cabeça, mas antes como uma pessoa que está na empresa para trazer soluções. Aí concordo, você conseguirá o aumento que deseja. Ele virá como uma consequência natural e não como um jogo forçado, até porque você tornou-se um talento que precisa ser mantido
O conselho mais prático que eu poderia dar é “Mude os seus hábitos”. Em vez de se sentir vítima do azar ou um ser imutável da genética, lembre-se que você tem possibilidades de adaptar-se a novas situações e tornar-se um indivíduo melhor usando as suas próprias forças. Tome as rédeas da situação. Estabeleça objetivos claros para si e aja. Se isso não der certo, eu tenho certeza de que nada dará.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473