7 de dez. de 2012

ATITUDES QUE REALIZAM

ABRAHAM SHAPIRO


Conta-se que um ateu foi visitar a Escócia. Quando passeava de bote pelo famoso Lago Ness, viu uma gigantesca criatura, parecendo um dinossauro, deslizando pelas águas. A criatura aproximou-se do bote do ateu e, com um golpe de sua cauda, jogou o homem e o bote pelos ares.
Sabe o que, na hora do desespero, o ateu desesperado gritou? Isso mesmo: “Deus, me salve!”
De repente, um fenômeno aconteceu. O homem ficou suspenso no ar, a 30 metros do chão. O tempo congelou e todo o resto também.
O monstro estava exatamente embaixo dele, com as gigantescas mandíbulas abertas, pronto para engoli-lo. Naquele momento, nada menos que uma voz estrondosa veio dos céus falando com o homem ateu: “Ei, meu rapaz! Você jamais acreditou em mim um só dia de sua vida! Dê-me agora um bom motivo para que eu o salve”.
E diante daquela demonstração de poder do Todo-Poderoso, o ateu responde: “Deus, por favor, veja como eu estou melhorando. Há cinco minutos eu não acreditava nem no monstro do Lago Ness!”.
Bem. O personagem da nossa história ao menos foi honesto.
Há poucos dias para finalizar mais um ano, uma pergunta interessante para cada um de nós fazermos a nós mesmos é: “E então? Você está melhorando?”.
Eu entrei no vestiário da academia onde faço ginástica e lá estava um senhor de idade que assiduamente faz seus treinos no mesmo horário que eu. Eu perguntei:
- Como vai o senhor?
- Se melhorar estraga!
Não perdi a chance de questioná-lo sobre esta expressão tão frequentemente usada por todo tipo de gente e que eu nunca entendi com clareza.
- O que o senhor quer dizer com “se melhorar estraga”?
- Eu já estou aposentado. Ganhei algum dinheiro, tenho o suficiente para eu viver. Não preciso correr mais atrás de dinheiro e não tenho nenhuma ambição de me tornar rico. É isso.
Eu pensei: “Será que a vida se resume a ganhar dinheiro? Se ele tiver uma perspectiva de um dia mais de vida, não terá algo a melhorar?”
Qual foi o seu progresso como ser humano neste ano que finaliza? Em que área da vida você cresceu e colocou-se a caminho para frente?
Você ainda espera que as coisas aconteçam? Elas não acontecerão por si sós. Você terá de agir e tomar atitudes.
Em tempo de planos para o próximo ano, escolha um caminho para você promover o seu próprio desenvolvimento, e caminhe por ele. Avance. Vá para  frente e para o alto. É só por isso que você e eu continuamos vivos!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473