28 de nov de 2012

TREINAMENTO BOM É PRÁTICO

ABRAHAM SHAPIRO

Um jovem ator foi convidado a participar de uma peça. Ele faria uma única aparição. No momento que ouvisse um tiro de canhão, ele deveria dizer: “Todos a seus postos, o combate começou!”
Por duas semanas seguidas ele treinou muito. Era a sua grande oportunidade profissional. A cada momento livre lá estava ele, falando e dramatizando o seu importante script.
Chegou o grande dia! Ele está no palco aguardando sua vez e, de repente, o canhão faz: “Buuuuuuummmm!”
Ele se assusta tanto com o som bombástico que, surpreendentemente, grita: “Meu Deus, o que é isso???”.
Ele acabara de estragar tudo!
Sabe o que houve? Nosso amigo até então simplesmente não havia ensaiado com o som real do canhão, e nunca tinha ouvido uma explosão antes. Ao ouvir, ficou tão apavorado que confundiu as palavras e perdeu seu autocontrole.
Quantas vezes nós nos achamos bastantes seguros sobre certas decisões. Temos convicção de que nosso papel sem dúvida será bem desempenhado e nos esquecemos de ser prudentes ou cautelosos quanto às ressalvas ou limitações envolvidas.
A vida real é muito diferente do que se aprende em livros, em aulas ou treinamentos meramente teóricos. Pode surpreender diametralmente. E quando isso ocorre, precisamos ser ágeis para pensar e agir rápido.
Se tivermos consciência disso, talvez a nossa criatividade seja ativada diante das surpresas desagradáveis e as perdas sejam mínimas. Contudo, entre o herói e o seguro,  melhor é ser seguro... e morrer de velho!!!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473