16 de nov. de 2012

PIADA OU PROPAGANDA?

ABRAHAM SHAPIRO

Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos.  
No Brasil, momentos históricos são imediatamente transformados em piada. Parece normal esta forma de comunicação entre nós.  Eu me lembro de quando os terroristas árabes derrubaram as Torres Gêmeas, em Nova Iorque o volume de fotos que inundaram a Internet de pessoas no mirante de uma das torres enquanto a aeronave aparecia ao fundo aproximando-se do momento do choque. Todas eram montagens, é lógico.
Mas isto já não é uma marca registrada da personalidade do brasileiro.
No momento da confirmação da vitória de Obama começaram a  aparecer inúmeros anúncios de oportunidade.  Alguns muito bem humorados.  Talvez o melhor deles tenha sido o que foi desenvolvido por uma marca de camisinhas e publicado num site da China.
A peça publicitária mostra uma sorridente primeira-dama com as duas mãos separadas, como se estivesse medindo algo.
Logo abaixo, outra foto. Desta vez de uma não tão sorridente Ann, esposa do candidato Mitt Romney, aparentemente medindo algo também, mas usando apenas os dedos polegar e indicador.  Junto com as imagens, uma legenda em mandarim diz: “A diferença entre Obama e Romney é..." 
Tire as suas conclusões.
É assim que muita publicidade é feita hoje em dia.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473