20 de nov. de 2012

QUANTO VALE UM CLIENTE? (DE VERDADE!!!)

ABRAHAM SHAPIRO


Imagine três diferentes situações:

Situação 1:
O casal pede bacalhau à moda da casa em um restaurante famoso por seus pratos à base de frutos do mar.
O garçom os serve e deseja “bom apetite”.  Segundos depois, o marido indaga:
- Garçom, diga uma coisa: se o prato é para dois, por que vocês servem apenas um ovo cozido?
E o garçom, sincero e transparente, responde:
- Sabe de uma coisa, senhor? Em trinta anos que atendo aqui, esta é a primeira vez que alguém me faz esta pergunta.

Situação 2:
A minha atendente na loja onde compro roupas, diz:
- “Prove esta calça, Sr Shapiro. Esta marca X é maior do que a marca Y”.
E eu digo:
- “Não deviam ter medidas iguais independente da marca?”
E ela responde para meu espanto e revolta:
- “No Brasil ainda não existe um padrão de medidas para roupas”.

Vamos à situação 3:
Meu cliente trouxe-me a planilha de custos de seus negócios para analisarmos juntos. Começou pela academia de ginástica. No meio da discussão sobre cortes de gastos, ele se orgulhou da excelente economia que conseguiu retirando a garrafa de café que deixava à disposição dos clientes das 6 da manhã.
Seu outro negócio é um motel. E desta vez, contou-me que oferece um bombom de brinde à saída para cada casal. 
E eu contestei:
- “Um bombom por casal? Se você der dois, o motel quebra? E a garrafa de café na academia irá causar alguma crise econômica?”

Sabe o que penso destes três cenários infernais? Como fica o cliente nisso tudo?
Quando a contenção de despesas ou o corte dos gastos se confunde com mesquinharia, isto é sinal de que tudo realmente vai mal.
Qualquer cliente – repito: qualquer um – pagará o que fôr em troca de ser aquele que  faz a diferença.
Olhe agora para dentro da sua empresa. O que ocorre por lá? Posso entrevistar um cliente seu?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473