15 de nov. de 2012

EU NÃO SEI O QUE VOCÊ DEVIA FAZER

ABRAHAM SHAPIRO

Às vezes a gente acha que sabe o que os outros deviam fazer. Depois começamos a criar regras a respeito. Jornais, revistas e milhares de sites na Internet estão cheios delas. Eles dizem como devemos agir em cada situação.
Eu imagino como os outros devem agir na vida, na empresa, no relacionamento com o cliente etc. Mas sei também de uma coisa: a realidade de cada pessoa é outra. No fundo, tenho consciência de que só imagino o que as pessoas passam.
Não sei exatamente como você devia agir, porque eu não sou você!
Eu sei o que o seu cliente deve fazer. Mas eu não sou ele.
Eu sei, você sabe, e todos nós sabemos o que fulano devia fazer em determinada situação. Mas não adianta nada. Este fulano é diferente de mim e de você. A circunstância dele é outra. O momento dele é outro. Nada do que se passa com ele é igual ao que eu e você imaginamos.
É bacana ter empatia. É a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende. Mas isto não é possível do jeito que imaginamos.
Para sentir empatia real é preciso  ter em si algo difícil de se conseguir: aceitar o fato de que nós não somos – E NUNCA SEREMOS –  a outra pessoa. Jamais estaremos no lugar dela.  Não há nem como acontecer isto! Ela tem objetivos diferentes, visões diferentes de mundo e vivências próprias.
A experiência que você vive é só sua! De mais ninguém. Ela é intransferível. E, no máximo – no máximo - eu apenas posso imaginar como ela é. Que dirá impor um modo como VOCÊ deve agir!!! De modo algum!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473