2 de nov de 2012

RESPONDA OS SEUS EMAILS

ABRAHAM SHAPIRO



Não é de hoje que se sabe que as pessoas são mais propensas a mentir quando escrevem mensagens eletrônicas do que quando usam caneta e papel. O Dr House repete inúmeras vezes na série de televisão que “todo mundo mente”.
Mas existem outros problemas com emails que deixam indignadas muitas pessoas de bem. Solicitaram que eu escrevesse a respeito.
Não consigo entender porque pessoas que se intitulam profissionais ignoram a mínima iniciativa de escrever ao menos “recebido” ou “Ok... vou analisar” como resposta às mensagens que lhes chegam pela Internet. Elas optam por mostrar indiferença. Mas tornam-se irresponsáveis quando não assumem posição frente a situações que são também de seu interesse próprio.
Será autoafirmação? Ou desejo de proclamar: “Eu sou importante! Por isso, vou lhe deixar em dúvida sobre a minha resposta”!
Não importa se é doença na cabeça ou no relógio.
A regra de ouro da correspondência eletrônica diz: responda a qualquer email que não for propaganda, brincadeira ou perda de tempo. Se foi dirigido a você, emita uma resposta, sempre.
Responda e envie emails apenas no horário comercial, senão, em breve você terá de viver só para isso. Quando estiver impedido de responder imediatamente, escreva uma linha dizendo: “Responderei assim que possível”. Mas seja organizado para não esquecer este compromisso.  
Se você se sente invadido com uma mensagem inconveniente, seja sincero com quem a enviou. Diga o que sentiu, e peça que não lhe escreva mais. É um direito legal que você tem.
A única coisa que não vale é aflorar patologias mentais e outros desvios sendo indiferente e não respondendo a alguém que já investiu tempo e atenção na triste tarefa de comunicar-se com você. 
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473