14 de nov de 2012

MUDANÇAS SEM TRAUMAS

ABRAHAM SHAPIRO

Você quer ouvir mais uma vez que o ser humano é naturalmente contrário a mudanças? Pronto, falei de novo! Mas reconheço que levar as pessoas a bordo de uma mudança muitas vezes é mais difícil do que implementar a mudança em si.
Vários clientes meus fazem aquela pergunta que mostra mais desespero do que dúvida: “O que e como devo fazer para envolver os meus funcionários em mudanças sem provocar traumas?”
Não sei se conseguiria dar uma resposta definitiva para solucionar esta questão. Mas conheço algumas atitudes que podem ajudar. Eu já as testei, e posso garantir que, bem conduzidas, irão produzir resultados surpreendentes.
Primeiro: incentive a abertura. Crie um ambiente em que as pessoas se sintam livres para expressar pensamentos e sentimentos sobre a mudança. Depois, pergunte aos funcionários sobre suas preocupações, anseios e temores das implicações da mudança. Você provavelmente verá que eles são imaginativos demais, e que têm medo do “bicho papão”. Após isto,  será mais fácil contornar os obstáculos mentais do pessoal.
Como pôr em prática? Após entender as indecisões, reúna os colaboradores para discutir os problemas percebidos. Quando eles sentirem que são ouvidos, ficarão automaticamente mais propensos a apoiar a decisão final ou a mudança em curso. O efeito desta atitude é positivamente mágico.
Todo ser humano carece de ser ouvido e de receber atenção. Sempre que alguém dá isso a ele, reduz sua ansiedade, e o equilíbrio passa a predominar.
Como último passo, seja direto. Você é um líder, portanto, saiba perceber quais problemas devem ser resolvidos de frente, cara a cara.  Tenha coragem de lançar-se sobre todos eles com educação, respeito e paciência. Forneça as informações necessárias. Não pretenda enganar ninguém e nem esconda fatos que devam ser considerados.
Faça isto, e você me agradecerá! 
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473