22 de nov de 2012

NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO A TABUADA

ABRAHAM SHAPIRO

Hoje vou fazer uma revelação que poderá ajudar você e muitos leitores a compreenderem um pouco mais o modo como a humanidade age.
Quando uma pessoa quer fazer algo, ela cria todas as desculpas, razões e motivos para realizá-lo. E quase sempre – quando não em todos os casos – de nada adianta tentar convencê-la do contrário. Isso explica muito do gênero humano e de seu modo tipicamente inconsequente de atuar.
Alguns anos atrás, um homem ganhou na loteria nacional de seu país com um bilhete que terminava com o número 48.
Orgulhoso de sua “façanha”, ele revelou ao telejornal de maior audiência de sua nação a teoria que o levou à fortuna.
- “Sonhei com o número 7 por 7 noites consecutivas”, disse ele “E 7 vezes 7 é 48”.
E então? Você entende agora?
Os que dominam a tabuada talvez achem graça desse erro simplório e até pensem ser uma piada. Mas a coisa não é tão simples. Na verdade é demais séria.
Todos nós criamos uma versão pessoal a respeito do mundo, e utilizamos esta versão particular para filtrar e processar o que os nossos olhos veem, o que os nossos ouvidos ouvem e o que todos os demais sentidos captam. É daí que extraímos os significados do oceano de dados que nos inunda a cada momento. Nossos acertos advêm disso. E também os nossos erros.
Quando nos deparamos com as barbaridades que assistimos  a cada instante, é bom saber disso.
Eu conheço uma empresa por onde já passaram vários bons consultores e as coisas só pioram a cada dia. Pois é. Não adianta querer mudar o mundo enquanto a cabeça das pessoas não mudar antes! O problema quase nunca é a empresa. Mas o dono. Para ele, 7 vezes 7 é 48. O azar é que empresa não é loteria!
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473