1 de nov de 2012

NÃO SUBESTIME O SEU POTENCIAL

ABRAHAM SHAPIRO



Vamos falar de um assunto que é problema para um bom percentual dos profissionais. Muita gente trabalha com desempenho irrisório. A razão provável é que seus objetivos pessoais foram fixados em patamares baixos. Ao conversar com eles, provavelmente você ouvirá a frase que tipicamente diagnostica este mal: “Estou cansado. Acho que já fiz muito!”
Qualquer profissional que se convence de já ter feito muito, demonstra metas pessoais baixas e também que ele está confinado em sua situação atual.
Imagine uma empresa que tenha meia dúzia de gerentes pensando assim.
Se isto acontece com você, pare um instante e reflita. Olhe para as experiências que você já adquiriu. Veja as habilidades que desenvolveu. Conte as competências que juntou e observe a capacidade de entendimento que conseguiu treinar.
Agora analise os seus objetivos pessoais de longo prazo. Quais são eles? Eleve-os. Revise também as suas metas de curto prazo, aquelas que você deseja alcançar em um ano, por exemplo.
É um grande mistério por que tantos homens subestimam o potencial que têm. Gostamos de pensar que não poderemos subir mais, que não conseguiremos ultrapassar o limite que acreditamos estar exatamente alí, onde imaginamos. Talvez este limite nunca tenha existido senão na nossa cabeça.
Os seres humanos não nascem com capacidades iguais. E não têm oportunidades iguais. Mas surpreendentemente, a maioria nem ao menos se aproxima do nível de realização a que poderia aspirar. 
Coloque no papel as suas metas. Selecione aquelas que são mensuráveis. Marque uma data para alcançá-las. Agora comece a promover em si mesmo as mudanças de que precisa para lutar e sair em busca de alcançá-las.
Quase todos indivíduos que alcançaram êxito, planejaram suas conquistas. Raramente chegaram ao topo por acaso.  Se você se planejar, terá chances de fazer parte deste número. E elas serão bem maiores do que se você ficar esperando algo lhe acontecer.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473