30 de nov. de 2012

EM ALICERCE SÓLIDO

ABRAHAM SHAPIRO

Não fique passivo diante das decisões que você tomou no passado. Submeta cada uma delas ao discernimento e à sabedoria que hoje você tem. Se você está vivo, você tem alguma sabedoria. Mas é preciso saber que ao longo do tempo, suas crenças, percepções e intuição mudaram. Você tem mais maturidade agora. Por isso, faça um novo julgamento partindo das experiências novas e da inteligência que você acumulou.
Avalie constantemente em que ponto da sua vida você se encontra hoje. Faça o mesmo em relação à sua carreira profissional. Assegure-se de que é você quem está guiando as suas decisões.
Posto que tenha decidido algo em particular há cinco ou dez anos, não tome incondicionalmente essa decisão como a melhor coisa para os dias de hoje. Se concluir que realmente não é, encare com firmeza a possibilidade de mudá-la... e mude!!! ... para o seu bem e de todos que convivem com você.
Não assuma, por exemplo, que, por ter decidido um dia, seguir uma profissão que hoje não o faz feliz e o deprime, você não possa estudar algo diferente e começar uma nova carreira. Tudo é relativo nesta vida.
Se o modo de conduzir a sua empresa e relacionar-se com os seus colaboradores não é eficiente, verifique o que pode e deve ser modificado.
O importante é saber que você é quem está decidindo,... e decidir.
Em resumo, examine todas as ideias, teorias, suposições, hipóteses e pressupostos que lhe impulsionam a pensar e a agir do modo como você os faz. Assegure-se de que sejam realmente seus, e de ninguém mais. Examine-os. E nada de submeter-se a coisas e modos que lhe estejam sendo impostos pela sociedade. Pressão social é para os tolos. Isso é falso e impotente. Só lhe trará arrependimentos, dia desses.
Não se permita ser manipulado por ninguém e por nada. A vida é curta demais para se tomar o trem errado, a direção errada ou lançar alicerces sobre um terreno movediço.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473