5 de nov de 2012

A LEI, A EMPRESA E SEU REAL VALOR

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 05/11/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

Estive com o meu amigo Tiago Torres. Ele é advogado – dos bons.
O Dr Tiago me falou do quanto as empresas estão preocupadas com sucessão familiar e criação de holdings. A moda agora é os patriarcas transferirem seu patrimônio aos herdeiros evitando os tradicionais transtornos dos inventários. Eles acreditam que, por este meio, os herdeiros também se motivarão a assumir um posto de responsabilidade na empresa.
Mas, o Tiago possui dados de que estas razões são fracas. Sabe por quê? Há algo muito maior e que deveria vir antes disso na intenção desses proprietários.
Muitas empresas cresceram fundadas em práticas de sonegação de tributos e desrespeito à legislação trabalhista ou ambiental. Você já deve ter ouvido algum empresário dizer que “se fizer tudo certo a  empresa quebra”.
Não é verdade. E o Dr Tiago complementa dizendo que os órgãos fiscalizadores estão avançando em tecnologia e rastreamento. Eles cruzam dados, fiscalizam in locco e utilizam recursos que ampliam astronomicamente o risco negativo das empresas continuarem se desviando das condutas legais.
Antigamente pensava-se ser vantagem deixar o passivo trabalhista para um acordo futuro. Isso não existe mais, e é bem provável que acabe resultando em condenação e se traduza em falência da empresa.
A pergunta é: “O que você quer deixar aos seus filhos?”
Muita herança empresarial por aí não diferiu muito de uma bomba-relógio, desgraçando o futuro dos herdeiros.  Há casos em que os crimes e passivos ambientais acumulados na gestão do pai converteu-se na prisão do filho.
Qual será o remédio? O Dr Tiago responde em três palavras: Prevenção Jurídica Ativa. É um planejamento em que se faz a adaptação da empresa à realidade legal atual, estabelecem-se controles e procedimentos para solucionar problemas reais e evitar os potenciais.  É fazer a empresa andar sobre os trilhos da lei, com viabilidade.
Seu negócio é lucrativo? Transforme-o então numa herança de valor. Procure os serviços de um bom e experiente advogado e previna-se!
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473