2 de abr. de 2012

MANTENHA O QUE TRAZ VALOR PARA A SUA EMPRESA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 02/04/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO
Quais itens somam valor à sua empresa? E aos seus negócios? Pense. Não comece pela marca, nem pelos produtos. Faça o caminho inverso. Olhe para  quem ajuda a fazer a sua empresa brilhar aos olhos do cliente.
Você perceberá que há muito a reconhecer entre estes fatores de valor: pessoas e situações que não só passam despercebidas no seu dia a dia, mas, desgraçadamente, acabam caindo em descrédito.
Vamos lembrar alguns deles.
Que tal a sua agência de marketing e propaganda? Eu sei que muitas delas só querem o seu dinheiro. Mas refiro-me àquela que, com um pouco de sorte, atua na orientação e busca de oportunidades para a perfeita projeção da sua empresa junto ao  público alvo, e que, de fato, ajuda a desenvolver os seus negócios.
Que tal a mídia que lhe fornece apoio na divulgação de seus produtos e serviços? O canal de TV ou emissora de rádio, jornal impresso, mídia digital, que direciona as melhores campanhas de promoção e se preocupa que você tenha retorno, coleta dados reais, fornece feedback e discute melhoria contínua?
Que tal o seu consultor de empresa, seu conselheiro pessoal, coach, corretor de imóveis, advogado, que umas vezes se mostra provocador, outras, incentivador  de ações positivas, e outras, ainda, se posta como obstáculo frente às suas horas de loucura, quando você deseja fazer besteiras.
Que tal aqueles funcionários leais e fieis, – poucos, talvez – que têm impulso para a ação e não jogam sujo com interesses pessoais, buscando sempre o melhor para a empresa, independente de crises ou prosperidade?
E aquele fornecedor parceiro? O vendedor, a empresa, o gerente do banco –  gente que realiza seu ofício em benefício da empresa em que trabalham e garantem igual medida também para a sua.
A lista pode ser grande, graças a D-us. Mas eu pergunto: e a sua parte?
Mude o seu comportamento. Dê reconhecimento. Retenha e mantenha o que é bom e quem é bom. E quando a situação apertar desfaça-se de tudo, exceto, de quem faz por sua empresa mais do que você, mesmo sem ser dono.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473