13 de abr. de 2012

UM CONSELHO POLÊMICO: "NÃO MUDE DE EMPREGO ANTES DE ATINGIR O MÁXIMO ONDE VOCÊ ESTIVER"

-

Entrevista com o consultor e coach Abraham Shapiro, que acaba de lançar seu primeiro livro Torta de Chocolate Não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos, revela o melhor momento para se mudar de emprego ou promover um incremento na carreira profissional.


Qual é o momento certo para um profissional mudar de emprego?

Eu tenho uma tese simples, apesar de controversa, que funciona em quase todos os casos: você só deve mudar de emprego quando tiver alcançado o melhor da sua potencialidade no lugar em que você está. A relação com o emprego tem muito mais a ver com "você diante de si mesmo" do que com a relação de seu patrão ou colegas.

O sentimento que gerou mal-estar no emprego anterior vai lhe acompanhar. Se você não tiver disciplina e não se esforçar para melhorar muito, e sempre, não terá conquistado o direito de mudança de emprego.


Como a pessoa pode ter certeza de que é um bom profissional?

O centro da análise deve estar na própria pessoa. Pergunte a si mesmo: estou me desempenhando no meu máximo e conseguindo os melhores resultados? Se a resposta for não, procure alcançar o melhor de si atingindo esse status na função em que estiver.

Estou falando da máxima potencialidade no cargo em que você está, porque toda vez que você muda de cargo, sai da posição da máxima competência e inicia em uma nova posição a partir da mínima competência.


E a mudança de emprego por melhor salário?

Na maioria dos casos, quando a pessoa troca de emprego apenas por questão salarial, em dois ou três meses no novo emprego ela estará insatisfeita novamente. Por isso, a pessoa precisa resolver a questão consigo mesma, aprendendo a adequar-se a um orçamento e atingir seu melhor desempenho antes de mudar.

Você faz o melhor? É eficiente? A resposta você sabe bem. Quando você olhar no espelho e souber que chegou no status máximo de performance na função em que você está, aí sim vem a pergunta seguinte: "A empresa não reconhece o seu esforço?" Se não, chegou o momento da mudança.


Quais os cuidados que a pessoa deve tomar em um novo emprego?

Considero alguns itens essenciais: 

1) Entre humilde: fale pouco, 
2) Quando você está começando não é hora de mostrar tudo o que sabe, 
3) Dê prioridade aos que já estão na empresa: lembre-se que quem está na casa há mais tempo tem mais direitos adquiridos e conhece as circunstâncias reais dos fatos. 
4) Não se faça íntimo de ninguém e não forme grupos; 
5) Não emita opiniões; 
6) Não revele os seus planos logo de cara; 
7) Nunca cite o emprego anterior; e 
8) Não emita julgamentos sobre os processos da nova empresa.
9) Esteja aberto para atender todo mundo até que você conquiste seu lugar com competência e não com política. 
10) Estude muito.

A segurança no emprego vem da competência, que advém do desempenho. Fala com autoridade quem sabe fazer e tem conhecimento de causa, e não retórica ou "jeitinho".


E quando é o momento ideal para a mudança de carreira?

Antes da pessoa tomar uma decisão de incrementar a carreira é preciso saber o que ela quer. Quando você ainda não sabe o que deseja, tem que descobrir. Como? Por meio de livros, revistas técnicas ou através de um coaching. Este último é uma consultoria com um coach - pessoa especializada em orientação pessoal e gabaritada profissionalmente para isto.

Os consultores que se especializaram em coaching exercem o papel semelhante ao de um técnico de time de futebol e orienta a respeito "do que" e "como" fazer. Aí está o problema do incremento ou da mudança de carreira: as pessoas podem até saber o que querem, mas não sabem como chegar lá.

outro ponto que exerce grande influência é a autoestima. O profissional precisa estar com a sua autoestima muito bem. E isso tem a ver com o emprego anterior ou com a carreira até o ponto que ele chegou. Se houver algum problema comportamental, a pessoa irá carregá-lo para onde for. Daí a minha máxima: "Alcance seu o melhor potencial sempre. A tal ponto que, ao olhar no espelho, você veja um bom profissional". É uma covardia mudar quando você ainda não deu o melhor de si. Você nunca será amanhã o que não estiver se esforçando muito para ser hoje!
______________________________

Entrevista publicada na versão digital do jornal O DIÁRIO DE MARINGÁ: http://digital.odiario.com/zoom/noticia/561155/antes-de-mudar-dar-o-melhor-se-si/