ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
O que comunicar numa propaganda? Vantagens
e benefícios? Sim. Inclusive atributos. Desde que sejam verdadeiros. E mantenha
grandes reservas a fim de não soar pedante ou exibido.
Livros e artigos em quantidade
suficiente já foram escritos sobre isto por pessoas altamente qualificadas. Grande
parte deles nasceu da prática. E pelo respeito que tenho, nada pretendo acrescentar.
O meu intuito é fazer uma rápida
advertência sobre o que não falar numa propaganda.
Li uma entrevista, há poucos dias,
em que a pessoa sobre quem a matéria foi feita se exaltava tanto que mesmo
alguém desinformado sobre o tema era capaz de perceber que pagou-se caríssimo
pelo espaço. Ficava evidente que o entrevistado tentava resolver todos
complexos de inferioridade acumulados ao longo de sua vida. O show – que faz
qualquer pessoa inteligente rir à beça – tinha lugar em três ou quatro páginas
da revista, que aliás é bastante ruim. Ele se dizia maior nisso, mais naquilo, campeão
em tais modalidades – coisas de que nem sua esposa deve saber. E para concluir,
o fulano declarava o trajeto que pretende percorrer nos próximos anos até
chegar à condição de maior profissional de todos os tempos em seu segmento.
Eu com a minha mania de decobrir as
causas, entendi que ele deve ter lido algum desses livretos de marketing que se
compram em bancas de jornais, e levou ao pé da letra o que um outro doido
qualquer aconselha.
Saiba que existe uma rejeição
natural a quaisquer excessos. E a mais, o uso exagerado do verbo ser na 1ª
pessoa é odiável. Todo mundo amaldiçoa a auto-glorificação. Depois que Sócrates
disse sobre si: “O que sei é que nada sei”, faz-se indecente tentar provar a
própria sabedoria – por mais dinheiro
que se tenha para investir nesta repugnante tarefa.
Falsa expectativa é o cuidado a ser
tomado ao falar de seus produtos, serviços, sobre uma marca, o que inclui a
ocasião de seu marketing pessoal. A regra é: “fale mais do que você diria
diante de um severo acusador, porém, menos do que a sua vaidade lhe incita a
dizer”.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473