24 de abr. de 2012

O QUE NÃO DIZER NUMA PROPAGANDA

ABRAHAM SHAPIRO
O que comunicar numa propaganda? Vantagens e benefícios? Sim. Inclusive atributos. Desde que sejam verdadeiros. E mantenha grandes reservas a fim de não soar pedante ou exibido.
Livros e artigos em quantidade suficiente já foram escritos sobre isto por pessoas altamente qualificadas. Grande parte deles nasceu da prática. E pelo respeito que tenho,  nada pretendo acrescentar.
O meu intuito é fazer uma rápida advertência sobre o que não falar numa propaganda.
Li uma entrevista, há poucos dias, em que a pessoa sobre quem a matéria foi feita se exaltava tanto que mesmo alguém desinformado sobre o tema era capaz de perceber que pagou-se caríssimo pelo espaço. Ficava evidente que o entrevistado tentava resolver todos complexos de inferioridade acumulados ao longo de sua vida. O show – que faz qualquer pessoa inteligente rir à beça – tinha lugar em três ou quatro páginas da revista, que aliás é bastante ruim. Ele se dizia maior nisso, mais naquilo, campeão em tais modalidades – coisas de que nem sua esposa deve saber. E para concluir, o fulano declarava o trajeto que pretende percorrer nos próximos anos até chegar à condição de maior profissional de todos os tempos em seu segmento.
Eu com a minha mania de decobrir as causas, entendi que ele deve ter lido algum desses livretos de marketing que se compram em bancas de jornais, e levou ao pé da letra o que um outro doido qualquer aconselha.
Saiba que existe uma rejeição natural a quaisquer excessos. E a mais, o uso exagerado do verbo ser na 1ª pessoa é odiável. Todo mundo amaldiçoa a auto-glorificação. Depois que Sócrates disse sobre si: “O que sei é que nada sei”, faz-se indecente tentar provar a própria sabedoria  – por mais dinheiro que se tenha para investir nesta repugnante tarefa.
Falsa expectativa é o cuidado a ser tomado ao falar de seus produtos, serviços, sobre uma marca, o que inclui a ocasião de seu marketing pessoal. A regra é: “fale mais do que você diria diante de um severo acusador, porém, menos do que a sua vaidade lhe incita a dizer”.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473