30 de abr. de 2012

SER SIMPLES É MAIS BARATO E INTELIGENTE

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 30/04/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO

Sempre me deixei atrair pela simplicidade. Sou um consultor que atua de modo simples. É a minha opção. Os norteamericanos gostam do que é simples. Uma expressão muito usada por eles se traduz como: “Não seja burro, faça as coisas de modo simples”. De fato, complicar é a forma mais estúpida de realizar qualquer tarefa.
Einstein disse que tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples do que isso.  No entanto, o modo simples de agir e de pensar foi originalmente enunciado como princípio por um frade franciscano que viveu no século XIV, na Inglaterra. Seu nome era William. E devido ao lugar onde vivia, foi chamado de William de Occham.
Estou falando de um grande pensador da história, livre demais para o seu tempo, razão porque foi chamado diante do Papa para prestar contas disso. Anos mais tarde, William foi oficialmente excomungado devido a opor-se à riqueza exagerada da Igreja. Fugiu para a corte do Imperador Ludwig, em Munique, um rival da igreja romana, onde viveu até sua morte.
Seu nome ficou imortalizado no famoso argumento de sua autoria, conhecido por “A Navalha de Ockham”, no qual ele estabeleceu que, diante de duas teorias que expliquem igualmente um fato observado, a mais simples é a correta. Em outras palavras, se uma explicação simples basta, não há a necessidade de buscar outra mais complicada.
No entanto, mais simples não quer dizer mais fácil de se entender. Em primeiro lugar porque simplicidade é um critério pessoal e subjetivo. Além disso, se observarmos bem, veremos que a natureza não tem vocação nenhuma para a simplicidade. Apesar de algumas leis fundamentais da física serem expressas de forma surpreendentemente simples – como as leis de Newton, por exemplo – isto não significa que qualquer explicação, por ser simples apenas, seja sempre a correta.
Direto ao ponto prático: cuidado com a complicação na vida empresarial. Gestão requer simplicidade ininterrupta, consciente e convicta. Saia fora das discussões cheias de orgulho e vaidade que só constróem obstáculos à solução de problemas fáceis de serem resolvidos com simplicidade.
O simples traz paz. O complicado desgasta, pesa e inviabiliza qualquer processo.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473