ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Se o vendedor já sabe falar sobre o
que ele vende, não será correto pensar
que isto é bastante para convencer os clientes a comprar? Não. É errado pensar
assim. O sucesso ou o fracasso de uma carreira de vendas não depende só “do que”
se fala aos clientes, mas também, em grande parte, de “como se fala” e “do
quanto” se fala.
Despejar conhecimento e informações sobre
as pessoas não é o melhor modo de persuadi-las. É uma boa forma de chateá-las
ou de perdê-las por dose excessiva de palavras.
Tanto quanto a diferença entre remédio e veneno está na dose, se o processo de venda não for adequado às
necessidades do cliente, fará efeito inverso – incitando rejeição em vez de aceitação.
“O que dizer”, “quando dizer”, “como
dizer” e, o mais importante, “quanto dizer”
são itens que fazem parte incondicional da apresentação da venda.
Pois bem. Então como construir uma boa
apresentação de venda? Há duas diferentes maneiras: a medíocre e a maravilhosa.
No primeiro caso, o vendedor fala, fala e fala. No segundo, ele planeja sua
apresentação através de uma técnica que emprega cuidado e conhecimento. Ao utilizá-la,
ficará observando, também, os sinais
emitidos pelo cliente a fim de evitar abandono de interesse por aquilo que ele está
tratando.
Meu amigo Cornélio lembrou-me desta importante
lição ao narrar o seguinte fato: “O Castro era um grande amigo meu. Pegou a
representação de um produto excelente e veio me oferecer. Eu sempre tive
preferência pela marca que ele vendia, mas agüentar os seus discursos era terrível.
Hoje em dia eu mudei para a marca concorrente, pois, eu prefiro correr o risco de
usar outra marca do que ter que tolerar aquele chato do Castro falando
abobrinhas sempre que me visitava”.
Se você é vendedor, pense antes
naquilo que o seu cliente sente quando lhe ouve do que nas palavras que você julga
que ele gostará de ouvir. Todo mundo detesta discursos quadrados. Todo mundo prefere
a fala natural, segura e respeitosa. Aprenda isto antes da próxima visita a um
cliente.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473