2 de abr. de 2012

METAS, DESAFIO E RECONHECIMENTO

ABRAHAM SHAPIRO


Os antigos romanos praticavam corridas de bigas, que eram carros com rodas puxados por cavalos. O sinal na pista que estes carros deviam contornar recebia o nome de "meta". Desde então até os dias de hoje, meta é o marco que indica o termo de uma corrida de cavalos, de uma regata ou de  outros esportes. E não ficou só aí. A palavra “meta” tornou-se sinônima de objetivo ou alvo que se almeja atingir.
É comum instituir-se uma meta para um funcionário perseguir no exercício de sua função a fim de se medir seu desempenho. Muitas vezes, as empresas pagam algum prêmio para quem atinge metas.
Na prática, contudo,  ocorre uma confusão no modo como as pessoas lidam com metas premiadas. Em vez de investirem esforços no melhor desempenho possível, atingir a meta e, como consequência, merecerem o bônus estabelecido, elas invertem a ordem. Pensam somente no prêmio. Daí, se não o conseguem, frustram-se - não por sua baixa  performance, mas por não terem ganhado o presente.
Veja a situação que aconteceu numa equipe de vendas. Em determinado mês, havia diferentes objetivos para os vendedores, conforme suas regiões e mercado. A meta estabelecida para o vendedor José era de 50 mil reais, e para João, 100 mil reais. Ao findar o mês, José conseguiu 40 mil em vendas. João, 90 mil. Ambos não atingiram a meta, é claro. Mas sabe o que João pleiteou junto a seu gerente? Que algum prêmio lhe fosse dado a título de reconhecimento, pois ele conseguiu 90% de sua meta, enquanto José chegou a apenas 80%.
Em vez de João concentra-se no seu próprio alvo e descobrir por que razão seu desempenho não converteu-se em venda – razão porque não alcançou a meta –, ele competiu com o colega José, e agora, acha-se vencedor. Pergunto: “Vencedor de que? Não era uma corrida!"  E a meta não foi alcançada. Portanto, nada de prêmio para ninguém.
Meta é meta! Ou você chega até ela e ganha, ou, caso atinja 99%,  não ganha. Se houver premiação para qualquer percentual menor que o valor estabelecido a título de reconhecimento, este passará a ser a meta... e, assim, o conceito de meta estará comprometido ou corrompido. Estragou tudo!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473