ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Não perca a oportunidade de falar
com os clientes que gostam da sua empresa, ou dos produtos e serviços que você
presta. Refiro-me àqueles clientes que têm preferência declarada.
A primeira coisa a fazer é descobrir
quem são eles, seu endereço e e-mail.
Mas não demore!
Depois, busque estabelecer um canal
de comunicação dando a eles saberem as principais ações da sua empresa, como:
treinamentos, consultorias para desenvolvimento dos negócios, novos produtos,
reconhecimento a funcionários etc.
Preste informações leves. Não abuse
da tolerância deste ou de outros clientes. Por exemplo: jamais encha sua caixa
de e-mails com mensagens. Seja moderado e polido todo o tempo.
Dê a ele conhecer o que certamente
irá despertar seu interesse em contar a outras pessoas o que a sua empresa tem de
bom. Mantenha a conexão. Isto, sim, é que é importante.
Vivemos num tempo em que as conexões
precisam ser efetivadas, valorizadas e mantidas. Por isso, a comunicação da empresa
deve dirigir-se, primeiro, a quem a admira de algum modo. A razão disso é fazer
a conexão.
As conexões podem ser racionais –
como a qualidade do produto, as condições de comercialização que você oferece –, ou conexões emocionais – as que se referem a situações
intangíveis, preferências e visões subjetivas do cliente. É quando ele “gosta”,
simplesmente.
O vínculo emocional de um cliente com
a empresa tem poder magnífico e incalculável. Será espetacular mantê-lo de modo apreciável. Minha
sugestão de comunicação foca exatamente esta vantagem competitiva, pois se ele
gosta da empresa, a tendência de promover a sua marca – falar bem dela a outras
pessoas – é grande. Além disso, ele comprará sempre de você.
Bem. Se você se convenceu dos meus
argumentos, resta apenas contratar uma boa agência de comunicação para lhe prestar
este serviço: refiro-me a profissionais que sabem como fazer isto. Só assim as
chances de erro diminuem a próximo de zero.
Tenho uma ótima indicação para você,
caso ainda não tenha ninguém. Se desejar saber, mande-me um e-mail para shapiro@shapiro.com.br e terei o maior
prazer em lhe passar o contato.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473