26 de abr. de 2012

FOCO NO CLIENTE: SIMPLES ASSIM!

ABRAHAM SHAPIRO
Conta a mitologia grega que os deuses começavam enlouquecendo a quem desejavam destruir. Mas parece-me que a vaidade é um castigo maior do que a loucura. Talvez a vaidade seja a própria loucura.
No filme “O Advogado do Diabo”, Al Pacino sintetiza perfeitamente os mais terríveis efeitos da vaidade. O vaidoso não faz mal apenas a si próprio, mas à sociedade.
Os negócios também pagam caro quando têm à frente dirigentes e gestores vaidosos. E é devido à tendência oculta da vaidade em qualquer ser humano, esta forma de insanidade de focalizar obsessivamente seu trabalho em si mesmo e de atrair as atenções todas para si, que fazem do foco no cliente uma alternativa poderosa de diferenciação e de vantagem competitiva.
“Foco no cliente” é a visão que mais produz valor e resultados às empresas que demonstram consistente excelência. Quem reunir dados a esse respeito descobrirá que todas – absolutamente todas – as organizações que têm sucesso saíram de um estado primitivo de ser o centro das atenções para chegar à razão evoluída de voltar os holofotes para seus clientes. E aí permaneceram.
Como você vê? Isto lhe atrai? Então mantenha a calma antes de começar a agir. Para chegar aos objetivos do cliente, uma pergunta deve ser feita antes de tudo: “Quem é o seu cliente?”
A resposta é simples. Basta descobrir quem são aqueles que compram os seus produtos ou serviços. Quem são as pessoas que lhe pagam? Estas são os seus clientes.
Agora chegou a hora de enunciar o Princípio Fundamental do Foco no Cliente: “Necessidades precisam, primeiro, ser entendidas, e só depois atendidas”.
Recapitulando. Descubra quem são os seus clientes, entenda o que eles querem e depois atenda-os conforme o que você descobriu.
Proteja-se da ira dos deuses. Despreze a vaidade e jogue o foco sobre o seu cliente. Isto, eu garanto, fará o seu negócio render muito mais do que tudo o que você pudesse investir com o fim de transformá-lo num império pessoal ou para herdeiros estúpidos!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473