19 de abr. de 2012

IMPLANTAR UM TELEVENDAS

ABRAHAM SHAPIRO
Você tem uma boa marca? Tem boa comunicação? E como é o seu atendimento? Tudo excelente? Sua empresa já tem um televendas? Se não, o que está esperando? Você já possui os principais fatores! Só falta investir!
Em meio a tantas opções de canais para compras, o televendas ocupa hoje um lugar de destaque na preferência dos clientes, conforme recente pesquisa realizada por uma agência norteamericana no Brasil.
Os hábitos de consumo sofrem grandes mudanças no país. É bem por isso que ninguém pode afirmar que o televendas perderá atratividade. Não é verdade. A razão disto é poderosa:  o televendas permite uma grande interatividade e troca de informação que ajudam o cliente a entender melhor o que está comprando. Há muita gente que prefere o televendas ao e-commerce devido à segurança psicológica que o primeiro lhes proporciona.
Um dos casos de sucesso em televendas é o Portal Universo Online. Atualmente, o UOL trabalha para desenvolver uma abordagem mais interativa, com diversificação de canais de captação de clientes tais como a web e as redes sociais.
O problema é que televendas é uma área cuja necessidade está em buscar clientes, respeitando a escolha que ele fizer. 
O perfil do cliente comprador de televendas depende muito do produto, da maneira como as informações são disponibilizadas e da necessidade de entendimento por parte do cliente. Qualquer processo de venda, aliás, tem que ser claro e fazer o cliente perceber as vantagens e benefícios do que está sendo apresentado.
Portanto, o mailing, a qualificação dos vendedores, as estratégias de abordagem são os  fatores determinantes para o sucesso.
É bom lembrar que há uma lei que permite o bloqueio de ligações de telemarketing por escolha do cliente que não quer ser abordado pelas empresas. Concretamente, a lei trouxe um impacto operacional, uma vez que as empresas que atuam em televendas precisam manter atualizada a base de clientes que escolhem não ser abordados. No entanto, o mercado das televendas cresce muito a cada ano e é uma alternativa que vale a pena ser bem estudada especialmente em caso de produtos especiais.
Conheça este recurso importante do marketing e, caso seja viável para a sua empresa, implemente este braço poderoso que poderá trazer ótimos resultados.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473