18 de abr. de 2012

O QUE FAZER APÓS DAR APOIO AO SEU FUNCIONÁRIO?

ABRAHAM SHAPIRO
Um líder precisa dar apoio aos seus subordinados. 
Um modo eficaz para um gestor apoiar seu pessoal antes de uma  ação que ele vier a empreender pode ser implantado através de 4 Passos, como já falamos anteriormente (clique aqui para ler). Vamos recordar:
1º) Pergunte ao colaborador "o que ele planeja fazer".
2º) "Quais resultados ele espera alcançar?"
3º) "Quais problemas ele acredita que surgirão?"
4º) Pergunte, finalmente,: “Como eu posso lhe ajudar?”
Muito bem. Os 4 Passos realmente funcionam. Posso garantir.  Entretanto, uma ressalva precisa ser feita. E ela é muito importante. Preste atenção. Oferecer apoio não significa desempenhar o trabalho que compete ao seu colaborador. Cuidado com isto. Você jamais deve fazer por ele o que somente ele tem de fazer. É   ponto definitivo. Apoiar é sinônimo de ajudar, disponibilizar recursos extras para fortalecer uma determinada ação em que o seu funcionário pode vir a ter dificuldade. Não significa livrá-lo de enfrentar as dificuldades que só a ele cabem superar.
Vamos seguir adiante.  O colaborador já executou a tarefa sobre a qual você o apoiou. O que fazer agora, quando ele retorna com os resultados? É hora de avaliação.
Verifique se ele conseguiu os resultados que planejava alcançar. Se sim, mensure, ou seja, saiba objetivamente que sucesso foi este. Se não, calcule - também objetivamente - quanto ficou distante do alvo calculado.
Em seguida, averigúe se os problemas que ele imaginava encontrar  realmente surgiram. Novamente: avalie  o acerto ou erro de sua previsão.
Por fim, mensure quanto o seu apoio foi efetivo em ajudá-lo.
Estas avaliações são fundamentais para você saber quanto o seu colaborador está conseguindo planejar e pôr em prática as ações.
Se as visões que ele tem correspondem com frequência ao que estabelece, cabe a você reconhecer seu sucesso e garantir que ele progrida  em sua carreira.
Caso você constate ser ele um míope, treine-o, desenvolva-o e verifique se sua visão evolui. Caso nada mude, mude-o, isto é, substitua-o. Ele não é seu filho para que você o suporte pelo resto da vida. Há outros profissionais no mercado em quem vale  investir para se conseguir uma equipe de campeões. 
Não gaste energia demais com quem não responde a estímulos positivos de treinamento e desenvolvimento humano.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473