ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
A condição de gestor dentro de uma
empresa requer mais do que emitir orientações. Um gestor deve conduzir sua
equipe de forma a apoiá-la para conseguir resultados coletivos e individuais. Isto
já foi falado.
Mas o que não fica claro e confunde
muitos gerentes na hora “H” é "como apoiar na prática"? Um aperto de mão basta? Um voto de
boa sorte? Um tapinha nas costas?
É óbvio que não. Mesmo sabendo que um aperto de mãos sincero é importante e faz toda diferença.
Apoiar é prestar auxílio, é ajudar.
Trata-se de uma etapa efetiva no processo de fortalecimento de uma relação e,
por isso é crucial que seja feita com inteligência e definição.
Darei aqui quatro dicas simples que,
pelas vezes que já as vi funcionar, deixam-me encorajado a compartilhá-las.
Suponha que você seja gestor de
vendas de uma indústria e, neste momento, está frente a um supervisor regional que
sairá em visita a um grupo de representantes. O apoio de que ele necessita pode
começar por uma pergunta: “Está claro pra você o que fará nesta viagem?” Avalie
e ajude-o a encontrar a verdadeira missão a ser cumprida na ação que ele irá desempenhar.
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Perguntas que ajudam o Gestor a apoiar o colaborador de sua equipe |
Em seguida, pergunte: “O que você
espera alcançar?”. Leve em conta, agora, a visão particular que ele tem da área
em si, dos clientes e dos representantes. Por esta questão você avalia “se ele
está” e “quanto está” engajado nos objetivos da viagem.
Em terceiro lugar, firme a sua
posição de gestor e faça uma nova pergunta a ele: “Quais problemas você calcula
que irá enfrentar nesta visita?” Deixe-o falar livremente e enumerar os possíveis
obstáculos. Trate dos que forem reais. Elimine os que forem imaginários, mas
não sem antes escutar tudo o que o seu supervisor vê.
Finalmente, é chegada a hora de você
colocar-se na sua real condição de líder. Pergunte: “O que eu posso fazer para
lhe ajudar?”. Ouça bem, e auxilie naquilo que for necessidade real.
Estas quatro questões profundas e
abertas permitem a você manter um diálogo conciso, prático de valor.
Acostume-se a dar apoio, e em breve
você terá uma fila de pessoas querendo trabalhar com você.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473