24 de ago. de 2011

A CHAVE DE GRANDES MUDANÇAS NA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Numa época de crise econômica mundial, como agora, os empresários de visão estão solidificando seus negócios. Um empresário com muito, mas muito dinheiro, perguntou-me como poderia se diferenciar de seus concorrentes. Eu lhe falei que quase todos os vendedores se enganam em acreditar que seus produtos são os melhores, e que cada cliente perceberá isto. É um equívoco.

Portanto, o primeiro diferenciador chave é o pensamento e o comportamento do próprio vendedor.

Um vendedor pode se diferenciar dos demais pelas perguntas que faz, pelas ideias que transmite durante a apresentação do produto ou serviço que vende, e pela forma de se comunicar.

Você atua em vendas? Entenda que você se diferencia dos demais sendo mais preparado. E a lista de tarefas tem outros itens. Você pode ser mais envolvente, fazendo perguntas melhores. Faça tudo para não agir ou fazer coisas que demonstrem ser você mais um carneiro do rebanho. Veja para onde a manda vai e percorra o caminho contrário.

Ofereça valores perceptíveis ao seu cliente – ideias práticas e úteis, que resolvam problemas reais. E entusiasme-se em trabalhar duro. O descanso é uma recompensa pelo cansaço.

A realidade é que os produtos são basicamente iguais, as empresas são consideradas iguais, e os vendedores são também considerados iguais. E não são?

Quem quiser fazer diferença, deve pensar, falar e questionar diferente. Treinar em apresentações e em descubrir quais problemas os clientes têm?

Você é admirável? É bom no que faz? Não é perguntando à sua mãe que terá as melhores respostas a essas questões. Comece tomando pé de que o diferencial maior de todos tem que ser você!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473