23 de ago. de 2011

MUNDO PREVISÍVEL

ABRAHAM SHAPIRO

Um dos meus esportes prediletos é prever como as pessoas agirão.

Homem algum é previsível em sua essência. Todos nós temos possibilidades potencialmente infinitas de variar nossas ações. Mas qualquer potencial é latente, inativo. Para quebrar sua dormência é preciso um esforço. E quase todo mundo, hoje em dia, não quer se esforçar para nada. Por isso, as pessoas são previsíveis a maior parte do tempo. A culpa é delas mesmas.

Quem tem desejo de fazer tudo diferente e ser diferente? Muito poucos. Sabe por quê? Cansa. Daí ser bem melhor agir como a maioria e escolher o que os outros dizem ser bom. É o famoso raciocínio de manada.

Imagine um sujeito numa floresta, que abre um atalho a golpes de foice. Quando chega a um lugar qualquer, acredita ser este o seu destino final, e convence-se de que o caminho que abriu é a única alternativa para aí chegar. Ele está certo? Será este o seu lugar? E haverá mesmo apenas este caminho?

Eu vejo gerentes que um dia sonharam em se tornar líderes. O tempo passou e, hoje, eles se acomodaram. Enterraram-se na decadência e na preguiça de continuar. Isto se chama carreira?

Encontro vendedores que foram talentosos em seu início de carreira, apegados agora ao conforto mínimo daquela parcela fixa de seus salários ou de um modesto patrimônio. Trocaram a prosperidade promissora pela pobreza estável. Isto é sucesso?

Por que acontece assim? Preguiça de estudar mais. Inovar táticas ocupa tempo e análise. Porque acha que a concorrência não é tão agressiva... Ou seja: eles estão ancorados no seu comodismo.

Surpresa e inovação atraem sucesso. Toda grande descoberta compõe-se de 10% de inspiração e 90% de transpiração? Pois é... o problema de quase todo mundo não está em se inspirar, mas em transpirar. É uma pena!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473