18 de ago. de 2011

O MODO ERRADO DE SE FAZER UMA CONVENÇÃO DE VENDAS

ABRAHAM SHAPIRO

Há dois anos, dirigi um treinamento numa convenção de vendedores de uma empresa de médio porte.

O evento foi grandioso e caro. Na porta de entrada e para onde se olhasse podia-se ler: “Nós confiamos na nossa força de venda”.

Estaria tudo bem se aqueles vendedores não fossem uma das mais infelizes surpresas que jamais vi antes. Meu objetivo consistia em capacitá-los para o combate à forte concorrência com que se defrontariam nos meses seguintes. No entanto, faltava-lhes condições mínimas. Eram despreparados, e só estavam ali para se divertir. Por conseguinte, qualquer atividade de formação profissional que tomasse o lugar da piscina ou das caipirinhas e boa comida seria uma genuína tortura chinesa.

Quando iniciei meu trabalho, eles assumiram uma postura arrogante e convencida de que prevaleceriam fácil no mercado.

O treinamento foi chato. E não havia a menor chance de ser diferente.

A confiança proclamada pelos chefes os fez pensar que eram os “maiores e melhores”. Lembrei-me do gato frente a um espelho vendo a imagem de um leão. Ideais de confiança empregados de modo insólito e meramente verbal são tão eficientes quanto tônico para fazer crescer cabelo em um careca.

É lamentável encontrar gestores estúpidos que não avaliam suas ideias inconsequentes sobre pessoas não prontas. No médio prazo, se arrependerão de terem perdido a oportunidade de um encontro mais sério. A equipe é inepta e emocional.

Até alguns dias atrás, qualquer tolo vendia qualquer coisa. Claro. Todos compravam tudo. Mas agora há uma incerteza rondando o país e o mundo. Crises surgem de repente. E aí? Só fará venda quem souber vender. E isto não é intuição e nem simples autoconfiança. É resultado de treinamento severo e prática correta.

Uma convenção de vendas em formato de festa merece, no máximo, uma palestrinha leviana de boas gargalhadas. Conteúdo de alto nível é a praia de profissionais. É para quem leva trabalho a sério!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473