ABRAHAM SHAPIRO
Relacionamento é a base dos negócios nos dias de hoje. Meu amigo José Roberto Gonçalves, um importante supervisor de vendas de uma empresa de insumos agrícolas, vive com convicção a realidade de que fidelizar clientes já não depende tanto mais de produto quanto de relacionamento.
Muita gente sabe e pratica isso. Mas esquecem de que “relacionamento” requer cuidados rígidos. No piar dos pintos, em negócios, cada palavra precisa ser pensada, medida e pesada, se não complica!
Veja o que aconteceu recentemente numa festa. Marido e mulher, proprietários de uma concessionária de veículos de luxo, encontram-se com um casal de bons clientes. As esposas se separam num canto, e uma pergunta à outra: “E então? Você gostou do carro que seu marido lhe comprou?”
Surpresa, a senhora devolve à comerciante:
- “Carro? Que carro? Eu continuo com o mesmo.”
- “Estou falando daquele modelo esporte vermelho.” – responde a primeira.
A cliente, desconsertada, diz:
- “Não. Ele ainda não me deu”.
Para arrematar, a comerciante então replica:
- “Mas isto foi há três meses!”.
Bem. Como você percebe, o diálogo imprudente iniciado por uma mulher que acredita em relacionamento como base de bons negócios acaba de pôr o tal marido em maus lençóis. Mas até aí a coisa não seria tão azarada quanto prosseguiu. As duas, em clima patético, caminham juntas, em silêncio, na direção dos maridos. Quando se juntam a eles, o dono da concessionária é quem agora pergunta à esposa do cliente, diante de seu marido:
- “E então, Lurdinha. O que achou do novo conversível vermelho que Otávio lhe comprou?”
Qual é a lição? Se você trabalha com “gente” deve aprender a guardar segredos. Isto se chama discrição. Não suponha coisas. Nem sempre os clientes compram para finalidades óbvias ou concordantes com o que você imagina. Lembre-se: você está aí para vender, e não para julgar. Por isso, cale a boca, e não complique a vida de ninguém.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Relacionamento é a base dos negócios nos dias de hoje. Meu amigo José Roberto Gonçalves, um importante supervisor de vendas de uma empresa de insumos agrícolas, vive com convicção a realidade de que fidelizar clientes já não depende tanto mais de produto quanto de relacionamento.
Muita gente sabe e pratica isso. Mas esquecem de que “relacionamento” requer cuidados rígidos. No piar dos pintos, em negócios, cada palavra precisa ser pensada, medida e pesada, se não complica!
Veja o que aconteceu recentemente numa festa. Marido e mulher, proprietários de uma concessionária de veículos de luxo, encontram-se com um casal de bons clientes. As esposas se separam num canto, e uma pergunta à outra: “E então? Você gostou do carro que seu marido lhe comprou?”
Surpresa, a senhora devolve à comerciante:
- “Carro? Que carro? Eu continuo com o mesmo.”
- “Estou falando daquele modelo esporte vermelho.” – responde a primeira.
A cliente, desconsertada, diz:
- “Não. Ele ainda não me deu”.
Para arrematar, a comerciante então replica:
- “Mas isto foi há três meses!”.
Bem. Como você percebe, o diálogo imprudente iniciado por uma mulher que acredita em relacionamento como base de bons negócios acaba de pôr o tal marido em maus lençóis. Mas até aí a coisa não seria tão azarada quanto prosseguiu. As duas, em clima patético, caminham juntas, em silêncio, na direção dos maridos. Quando se juntam a eles, o dono da concessionária é quem agora pergunta à esposa do cliente, diante de seu marido:
- “E então, Lurdinha. O que achou do novo conversível vermelho que Otávio lhe comprou?”
Qual é a lição? Se você trabalha com “gente” deve aprender a guardar segredos. Isto se chama discrição. Não suponha coisas. Nem sempre os clientes compram para finalidades óbvias ou concordantes com o que você imagina. Lembre-se: você está aí para vender, e não para julgar. Por isso, cale a boca, e não complique a vida de ninguém.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473