3 de ago. de 2011

CONHEÇA O PERFIL OCULTO DE SEUS MAUS FUNCIONÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Fiz um levantamento das expressões que um profissional – que é profissional de verdade – jamais deve dizer no trabalho. E se ele busca ser sábio, irá evitar de usá-las também na vida, livrando-se, assim, de sérias enrascadas. São frases que têm o poder de revelar escancaradamente o perfil oposto àquele que as empresas buscam nos funcionários que selecionam. Vamos à lista:

- “Do meu jeito é melhor!” Isto revela individualismo.

- “Eu não pensei que era urgente”. Este é o acomodado.

- “O problema não é da minha conta!” Demonstra falta total de espírito de equipe.

- “Eu não sabia que era para continuar”. Falta de iniciativa, ausência de proatividade.

- “Eu só faço o que o chefe manda”. Se não for dependência é sabujice ou puxa-saquismo mesmo.

- “Não podia adivinhar que era para fazer deste jeito!” Aí está o ilustre 'Sr Desinteressado'.

- “Eu não ganho para fazer este tipo de serviço”. O genuíno interesseiro.

- “Pergunte ao responsável como deve ser feito”. Só um irresponsável fala assim.

- “Não lembro o que você havia pedido”. Falta de atenção e foco.

- “Não sabia da importância desta informação!” É o desligado.

- “Estou cheio de serviço agora, vamos deixar para outra hora?” Tipinho bem conhecido e comum nas organizações. É o desorganizado.

- “Eu já dei esta informação. Não tenho que dá-la novamente”. Este funcionário não quer colaborar.

O que diz o desinformado? - “Não estou sabendo de nada!”

Mas de todos esses, o preguiçoso - ou vagabundo como gosto de chamar - cedo ou tarde mostrará o que pensa por meio do seguinte discurso: “É melhor não fazer nada disso. Vai dar o maior trabalho!”

Estes são os mais comuns perfis anti-profissionais e indesejáveis encontrados entre os nossos colaboradores. Talvez você pergunte: “E por que é que o RH não observa isso na hora da seleção?” Simples. É que além de todas as más qualidades que carregam, eles também sabem enganar bem. Fingem ser bons, eficientes e se escondem por trás destas máscaras até o dia em que soltam uma barbaridade que revela quem realmente são. Depois disso, os que os mantêm na empresa talvez sejam muito piores do que eles.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473