23 de mar. de 2011

VÍDEOS INSTITUCIONAIS - REGRAS BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Para que serve um vídeo institucional?

Muita gente não faz ideia do que seja isto. Os vídeos institucionais servem para comunicar a respeito de uma empresa, uma marca, ou um conceito de negócio.

Em uma visita à um cliente em prospecção, por exemplo, uma das formas mais eficazes de se mostrar a empresa é através de um vídeo para que ele tenha ideia de como as coisas funcionam. Muitas vezes acontece de um cliente potencial ter a impressão de preço elevado de um orçamento. Ao ver um vídeo institucional que demonstre os processos de produção envolvidos, ele muda rapidamente a visão anterior e passa a enxergar valor. Ele consegue, assim, identificar razões pelas quais a cifra proposta condiz com o serviço a ser prestado. Esta ferramenta melhora a relação com o cliente e aumenta o poder de persuasão.

No entanto, o vídeo institucional precisa ser entendido como apenas uma das peças a compor um programa muito amplo de comunicação séria de qualquer empresa, já que uma perfeita comunicação institucional não se restringe à divulgação da marca. Ela deve prestar-se a um objetivo bem mais amplo. A verdadeira comunicação institucional refere-se a todo o processo de produção e envio de mensagens da organização para seus públicos, falando de si mesma como sujeito social e consumidor.

A divulgação da empresa não se limita a gravações de vídeos ou a anúncios em jornais e revistas, é verdade. O poder da internet, proporciona, hoje em dia, muitas opções de divulgação além das mais tradicionais. Mas a verdade é que um vídeo bem produzido e autêntico é a base para todas as demais mídias. Assim, é de  importância elevada que seja uma produção profissional de qualidade a fim de que desperte respeito e dignidade à altura do negócio que ele divulga.

COMO ESCOLHER A PRODUTORA

REGRA 1: Na sua cidade ou região não faça nada sem conhecer o portfólio - e referências dos trabalhos anteriores - de quem quer que se apresente como produtor de vídeos institucionais. Tem "marreteiros" demais entre bons profissionais.

REGRA 2: Exija um roteiro. Se você tem um pessoal de marketing na sua empresa, ótimo. Faça-os integrar-se à produtora e daí sair um roteiro de imagem e locução detalhado.

REGRA 3: Faça um contrato severo prevendo deveres e direitos mútuos para não ter dor de cabeça depois. Condicione pagamentos a realizações.

SERVIÇO:  O Norte do Paraná tem bons prestadores de serviços em vídeos institucionais. Mas se você tem necessidade de uma produção institucional acima das expectativas que seus clientes têm, siga a minha indicação. Ligue para o Wilson Vieira, da Videographic. O fone para contato é 43.3321.4366. Com o Wilson, eu garanto um trabalho de ótima qualidade e a orientação que você precisa para fazer o institucional digno do seu negócio.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473