24 de mar. de 2011

ALTA DOS CUSTOS E IMPOSSIBILIDADE DE REPASSE AO CONSUMIDOR

ABRAHAM SHAPIRO

Notícia desta semana mostra a necessidade de atitudes importantes na gestão empresarial.

Fabricantes de eletrodomésticos, eletroportáteis, veículos e máquinas chegam ao fim do primeiro trimestre deste ano numa encruzilhada. Enfrentam fortes aumentos de custos, que vão do reajuste de salários acima da inflação à alta dos preços das matérias-primas de até 20%, e continuam pressionados pela concorrência dos importados.

O resultado desse jogo de forças é que as indústrias não conseguem repassar integralmente o aumento de custos para os preços ao consumidor.

Se para o consumidor é bom, do lado das empresas isto reduz a competitividade e a rentabilidade. Desde a crise de 2008 não havia tantos aumentos de custos simultaneamente. Na lista estão as resinas plásticas, cujos preços subiram 20% este mês; aço e alumínio, com 10%; o cobre, que subiu 25% desde outubro de 2010; os pneus, que serão reajustados em 10% em abril; e as embalagens de papelão ondulado, com aumentos de preços entre 6% e 7% previstos para abril ou maio.

O pior não é isto. Com a globalização, exceto os salários dos trabalhadores quase todos os demais preços são formados no mercado externo.

E há ainda o obstáculo que muitas empresas de móveis e eletrodomésticos enfrentam com a formação de grandes conglomerados das recentes fusões no varejo, o que tornou-os mais poderosos do que antes.

Como se preparar para  esta situação?

Em primeiro lugar: é preciso ter uma excelente estrutura de custos. Um bom planejamento estratégico determina o volume de venda pretendido, os mercados a serem atingidos e, com isso, deve-se determinar a escala de produção, o que também determinará o volume de matéria-prima e insumo a ser negociado.

Portanto, não faça nada sem planejamento.

Por fim, seja rigoroso e não permita flexibilizar situações que gerem despesas. Sem austeridade, você e todo o seu pessoal vão acabar chorando. E depois, não adianta reclamar pelo leite derramado.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473