ABRAHAM SHAPIRO
Consultores precisariam ser peritos em fazer perguntas. Infelizmente, isto não é uma especialidade que se aprende em cursos. Eles geralmente são engenheiros, administradores, economistas, psicológos... e as faculdades não oferecem disciplina sobre a arte de questionar com inteligência.
Detectar as verdadeiras razões que causam os problemas das empresas depende diretamente de perguntas certas às pessoas envolvidas. Hoje em dia, os problemas são muito diversificados. Consultor algum no planeta saberia como resolvê-los de pronto. Ele deve ser melhor em diagnóstico do que o Dr House, daquela série americana.
A consultoria tradicional tem o defeito de procurar bodes expiatórios. Mas as situações mostram que não é assim que as coisas funcionam. Nem sempre as evidências estão visíveis. No mundo de hoje é preciso penetrar nos problemas e descobrir suas causas antes de tentar apenas eliminar os sintomas.
Suponha que se queira descobrir por que os lucros de uma empresa não foram suficientemente altos. Um consultor tradicional irá verificar quais setores não deram rentabilidade e, de maneira impiedosa, provavelmente irá aconselhar a direção que se livre dos gerentes daquelas áreas, liberando, assim, o navio que está afundando de sua carga inútil.
Tivesse este consultor a habilidade de olhar um pouco ao redor, jamais se deixaria hipnotizar por esta ação óbvia e depreciativa.
Ele teria descoberto, por exemplo, que o papel dos gerentes não estava claramente definido,... ou que muitos de seus funcionários foram conduzidas de maneira estreita para atingir metas sem tempo para fazer uso de seus talentos, ou ainda, que aqueles gerentes mal sabem como instruir seus subordinados a resolver os problemas que lhe competem e, por isso, passam seu tempo acertando coisas que outros deveriam fazer.
Uma receita que funcionou vinte ou trinta anos atrás pode não merecer adesão sem que se busque entender como ela se adapta aos tempos de hoje. Daí os erros e mais erros nas consultorias que atuam por aí!
As pessoas geralmente não sabem com clareza o que devem desempenhar. Muito menos tantos e tantos consultores que pensam só em dinheiro. Eles sentem-se obrigados a saber, e como não sabem, começam a sugerir coisas, a aconselhar aleatoriamente, a emplacar ideias, e assim, la nave vá.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Consultores precisariam ser peritos em fazer perguntas. Infelizmente, isto não é uma especialidade que se aprende em cursos. Eles geralmente são engenheiros, administradores, economistas, psicológos... e as faculdades não oferecem disciplina sobre a arte de questionar com inteligência.
Detectar as verdadeiras razões que causam os problemas das empresas depende diretamente de perguntas certas às pessoas envolvidas. Hoje em dia, os problemas são muito diversificados. Consultor algum no planeta saberia como resolvê-los de pronto. Ele deve ser melhor em diagnóstico do que o Dr House, daquela série americana.
A consultoria tradicional tem o defeito de procurar bodes expiatórios. Mas as situações mostram que não é assim que as coisas funcionam. Nem sempre as evidências estão visíveis. No mundo de hoje é preciso penetrar nos problemas e descobrir suas causas antes de tentar apenas eliminar os sintomas.
Suponha que se queira descobrir por que os lucros de uma empresa não foram suficientemente altos. Um consultor tradicional irá verificar quais setores não deram rentabilidade e, de maneira impiedosa, provavelmente irá aconselhar a direção que se livre dos gerentes daquelas áreas, liberando, assim, o navio que está afundando de sua carga inútil.
Tivesse este consultor a habilidade de olhar um pouco ao redor, jamais se deixaria hipnotizar por esta ação óbvia e depreciativa.
Ele teria descoberto, por exemplo, que o papel dos gerentes não estava claramente definido,... ou que muitos de seus funcionários foram conduzidas de maneira estreita para atingir metas sem tempo para fazer uso de seus talentos, ou ainda, que aqueles gerentes mal sabem como instruir seus subordinados a resolver os problemas que lhe competem e, por isso, passam seu tempo acertando coisas que outros deveriam fazer.
Uma receita que funcionou vinte ou trinta anos atrás pode não merecer adesão sem que se busque entender como ela se adapta aos tempos de hoje. Daí os erros e mais erros nas consultorias que atuam por aí!
As pessoas geralmente não sabem com clareza o que devem desempenhar. Muito menos tantos e tantos consultores que pensam só em dinheiro. Eles sentem-se obrigados a saber, e como não sabem, começam a sugerir coisas, a aconselhar aleatoriamente, a emplacar ideias, e assim, la nave vá.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473