22 de mar. de 2011

VERDADE OU MENTIRA?

ABRAHAM SHAPIRO

Dois funcionários de uma empresa saíram para um atendimento fora, e assim passaram todo o dia. Quando retornaram, o patrão interrogou um deles sobre como foi o trabalho. Este respondeu que tudo esteve bem. Ouvindo isto, o outro achou estranho, pois, nada havia estado bem. Os fatos reais eram outros.

Na manhã seguinte, o segundo funcionário apresentou-se à sala do chefe e voluntariamente relatou o acontecido, mostrando que os resultados obtidos por ele e o colega deixaram a desejar e isto punha em risco toda a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

O que explica esta ocorrência tão comum nas corporações? Diferença de ponto de vista? Não. As pessoas têm medo de dizer a verdade quando são capazes de prever a reação de seus chefes com aquilo que elas dirão. Temem as conseqüências explosivas e drásticas.

A mesma coisa ocorre com crianças. Todos desejam a verdade e sabem que ela é a coisa certa a ser dita, mas a reação negativa de um superior dá vantagens para a mentira.

Um líder – em qualquer circunstância – precisa ser justo, sim. Mas ele deve, antes, ser indulgente, isto é, ter disposição para compreender e desculpar – respeitados certos limites. Ele necessita ter visão global e temporal dos processos, ou seja: saber que o erro de um, na maior parte das vezes, não é apenas dele, mas resume a ação de outras pessoas direta ou indiretamente. Neste cenário, uma punição imediata e coerciva pode causar dissimulações no futuro – a verdade poderá ser camuflada. O prejuízo pode ser muito maior, sob todas as óticas. A moderação é sempre aconselhável. Apoio e suporte são as ações mais requeridas, e não o castigo.

Melhor do que a punição é a correção, a advertência que remedia. Quando isto existir, dizer a verdade valerá muito mais do que tentar passar uma mentira... muito mais!

P.S. - A propósito, o funcionário que falou a verdade tinha apenas uma semana na empresa. O que mentiu, estava lá há três anos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473