11 de mar. de 2011

FORA DO USUAL

ABRAHAM SHAPIRO

O Elton Fasini mandou uma pergunta por e-mail: “Tenho feito cursos para conseguir uma colocação profissional melhor, mas sinto que não sou interessante para as empresas onde participo de processos seletivos. Como posso me tornar mais empregável?”

Prezado Elton. Antes de tudo, quero lembrá-lo que cursos, MBA´s, pós-graduações não são garantia alguma de profissionalismo. As empresas sabem disso. O que elas buscam nos candidatos são competências.

Ser competente tem mais a ver com o seu desenvolvimento como indivíduo do que com todo o dinheiro de que você precisaria para conseguir certificados, alguns dos quais sem qualquer esforço.

Proponho uma experiência que, tenho certeza, valerá para você e para outros leitores desejosos de progredir na carreira. Leia coisas a que você não esteja acostumado. Por exemplo: a sessão financeira de seu jornal. Faça isto, mesmo que no começo não entenda bem. Após insistir um pouco, você verá surgir a necessidade de fazer uso de alguns livros para consulta. Ao cabo de certo tempo, irá constatar que aquela parte aparentemente inútil do jornal tem agora muito mais valor para você.

Num certo sentido, você receberá dividendos livres de ônus desta iniciativa. A princípio, parecia sem sentido e até chato.

Outra proposta. Faça visitas profissionais a empresas onde trabalham seus amigos. Um lugar que seja interessante.

Há poucos tempo, visitei o centro de distribuição de mercadorias de uma grande rede de varejo. Foi só curiosidade. O que aprendi ainda não teve tido serventia direta. Mas a qualquer momento terá. E já ampliou de modo espetacular a minha visão sobre logística.

Quer mais uma ideia? Vista-se de maneira diferente à que você está acostumado. Use um paletó, se você só traja camisas de manga curta. Isto irá mudar um pouco sua imagem e também a sua autoimagem.

Minhas propostas visam quebrar o ritmo previsível de seu pensamento através de situações que lhe façam ver as coisas desde outras óticas possíveis, mas que você ainda não explorou. São atitudes que não estão presentes no seu acervo mental e, consequentemente, lhe darão abertura para novas competências.

As empresas se interessam por isso.

Saia fora da pressão do consumismo. Quebre o modelo mental que as propagandas impõem como necessidades. Você pode ser mais criativo que isso.

Assuma as rédeas da sua vida, e dê a ela um rumo não usual, contrário ao sentido da manada que parece saber aonde vai, mas invariavelmente acaba caindo num precipício inesperado.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473