21 de mar. de 2011

CAPACIDADE DE RECONHECER

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 21/03/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos


ABRAHAM SHAPIRO

Já tive clientes com sérias dificuldades de reconhecer atitudes positivas e elogiar funcionários. Muitos acham que elogio estraga. Mas é verdade que todos desejam ser reconhecidos – gerentes, colaboradores, pais, filhos etc. Independente ou não, auto-suficiente ou carente, cada indivíduo precisa sentir-se valorizado. É uma necessidade.

Na empresa, um dos empecilhos para olhar positivamente as atitudes é que quase todos estão ocupados ou estressados demais para lembrar que o reconhecimento por que anseiam e que podem dar aos outros é mais importante para o aumento da produtividade do que broncas e cobranças.
Como reconhecer atitudes positivas?

Nem dinheiro, nem presentes. A melhor forma é através do elogio. Associar o reconhecimento ao desempenho e ao comportamento que é esperado, por exemplo, traz dois benefícios simultâneos. Primeiro: dá o reconhecimento que a pessoa espera. Segundo: é um forte incentivo para que ela se desenvolva.

No clima corporativo de hoje a premiação e o reconhecimento são mais importantes do que jamais foram. O principal motivo é que nunca, antes, as pessoas precisaram tanto descobrir o propósito do trabalho para se estimularem e se sentir motivadas. Motivação, aliás, só existe quando o indivíduo sabe o que tem de fazer e encontra um sentido no que faz. Ele carece de sentir-se parte de algo valoroso para prosseguir com força em busca do objetivo. Quando um colaborador desempenha um bom trabalho, o ideal, portanto, é mencionar o que ele tenha feito como algo forma de lhe proporcionar apreciação – ainda que isto se resuma em apenas uma palavra.

Elogiar é bom. Mas o elogio tem lá os seus perigos. Quando exagerado, parece mentira, causa dúvidas. Elogio eficaz deve ser breve, sincero, específico, positivo e prático.

Mary Kay Ash, fundadora da Mary Kay Incorporation, disse com muito fundamento que "há duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro, e elas são: reconhecimento e elogio".

Se pensar bem, você chegará à mesma conclusão com que tento persuadir clientes e amigos. Mostrar reconhecimento é tão fácil e barato que não existe desculpa no mundo para não fazê-lo, exceto limitações de orgulho e vaidade.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473