ABRAHAM SHAPIRO
Acabo de participar de uma grande Feira de produtos, já que três de meus clientes eram expositores.
Uma feira é um lugar bastante propício para se captar novos negócios, entender e conhecer mercados, abrir possibilidades com novos clientes e conhecer gente, muita gente.
Por esta ótica, tem-se impressão de que tudo o que se passa numa feira é bom. Mas infelizmente não é.
Uma feira é algo extraordinário para quem planeja a maneira correta de atuar, forma uma equipe de trabalho bem treinada e entra a fim de tirar todo proveito dela.
Qualquer feira tem que ter um "antes" ótimo, um "durante" excelente e um "depois" perfeito. Caso contrário, ela será tão somente um ritual infrutífero.
Para os que não estão neste patamar de operação planejada, a participação numa EXPO qualquer da vida acaba virando um problemão, pois, além de atuar sem foco em negócios, aquela semana de trabalho só serve para estressar toda a equipe, encher a cabeça de todos com ideias impossíveis de se realizar, e perder a paciência com o tanto de promotores e vendedores de espaços publicitários que trazem seus produtos com promessas de salvar a lavoura de todos e levar sua marca a milhares de pessoas através de projetos fantásticos de distribuição. Resultado: chances altíssimas de sair com mais dívidas do que entrou.
Como tem gente querendo tirar proveito fácil de expositores em feiras!!! Revistas, guias, jornais, quadros de tv, programas de comunicação de todo tipo... e no meio de alguns dos profissionais bons e sérios que ali chegam, uma multidão de charlatães e aproveitadores.
Vai aqui uma instrução prática. Faça um planejamento antes de ir a uma feira. Aproveite e feche o plano de marketing. Não abra possibilidades para nenhuma das propostas indecentes que surgem durante o evento. Troque cartões com os fulanos e, antes que eles comecem a abordagem corpo a corpo pós-feira, pesquise seus sites, busque referências reais e, em não sendo sérios, drible-os até que desistam. Eles merecem isso para deixarem de ser quem são.
O padrão do drible a esses chatos deve ser: “Temos um plano de marketing já fechado para este ano. Traga sua proposta no ano que vem que poderemos fazer uma análise e talvez a incluamos”.
Pule fora, amigo! Há muita bobagem vestida de oportunidades por aí. Não caia em armadilhas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Acabo de participar de uma grande Feira de produtos, já que três de meus clientes eram expositores.
Uma feira é um lugar bastante propício para se captar novos negócios, entender e conhecer mercados, abrir possibilidades com novos clientes e conhecer gente, muita gente.
Por esta ótica, tem-se impressão de que tudo o que se passa numa feira é bom. Mas infelizmente não é.
Uma feira é algo extraordinário para quem planeja a maneira correta de atuar, forma uma equipe de trabalho bem treinada e entra a fim de tirar todo proveito dela.
Qualquer feira tem que ter um "antes" ótimo, um "durante" excelente e um "depois" perfeito. Caso contrário, ela será tão somente um ritual infrutífero.
Para os que não estão neste patamar de operação planejada, a participação numa EXPO qualquer da vida acaba virando um problemão, pois, além de atuar sem foco em negócios, aquela semana de trabalho só serve para estressar toda a equipe, encher a cabeça de todos com ideias impossíveis de se realizar, e perder a paciência com o tanto de promotores e vendedores de espaços publicitários que trazem seus produtos com promessas de salvar a lavoura de todos e levar sua marca a milhares de pessoas através de projetos fantásticos de distribuição. Resultado: chances altíssimas de sair com mais dívidas do que entrou.
Como tem gente querendo tirar proveito fácil de expositores em feiras!!! Revistas, guias, jornais, quadros de tv, programas de comunicação de todo tipo... e no meio de alguns dos profissionais bons e sérios que ali chegam, uma multidão de charlatães e aproveitadores.
Vai aqui uma instrução prática. Faça um planejamento antes de ir a uma feira. Aproveite e feche o plano de marketing. Não abra possibilidades para nenhuma das propostas indecentes que surgem durante o evento. Troque cartões com os fulanos e, antes que eles comecem a abordagem corpo a corpo pós-feira, pesquise seus sites, busque referências reais e, em não sendo sérios, drible-os até que desistam. Eles merecem isso para deixarem de ser quem são.
O padrão do drible a esses chatos deve ser: “Temos um plano de marketing já fechado para este ano. Traga sua proposta no ano que vem que poderemos fazer uma análise e talvez a incluamos”.
Pule fora, amigo! Há muita bobagem vestida de oportunidades por aí. Não caia em armadilhas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473