2 de mar. de 2011

AS DECISÕES NÃO SÃO APENAS LÓGICAS

ABRAHAM SHAPIRO

O prêmio Nobel de Economia de 1978 foi concedido a um estudioso cujo trabalho demonstrou que ao tomar decisões ninguém leva em conta todas as informações de que dispõe. Embora pensemos que tomamos decisões usando nossa capacidade racional, na prática não é o que acontece.

Isso nos leva a entender que não fomos criados para decidir usando exclusivamente a razão. Parece óbvio se considerarmos que temos sentimentos, intuição, emoções e espiritualidade. Os nossos processos vitais são movidos por este conjunto de coisas. Logo, precisam ser levados em conta.

O que nos deixa desconfortável é o fato de que hoje em dia tudo nos empurra a achar que devemos fazer uso só da razão e decidir usando a lógica o máximo possível. Todos estamos submetidos a esta pressão social, esquecendo que menos "pressão funciona melhor do que a severidade".

Numa academia de ginástica como as pessoas se comportam? Elas são racionais demais. Então o que fazem? Número mínimo de exercícios por máquina. Programas intensos de condicionamento físico. São fórmulas que visam resultados lógicos,do tipo: “faça tantos minutos de ginástica diariamente, e você terá o corpo dos seus sonhos”. É duro. É racional demais. As pessoas não encontram condições favoráveis para responderem de acordo com a sua realidade que impera dentro de si – que não é apenas lógica. Daí, elas se cansam, e em seguida muitas abandonam.

No aprendizado de línguas é bem parecido. Tanta gente deseja aprender um segundo ou terceiro idioma... Os cursos oferecem alternativas muito racionais. Por isso, geralmente começam com gramática em vez de darem ênfase a frases e palavras de emprego rápido no dia a dia – o que deixaria os alunos mais entusiasmados. Isso dá aos professores a sensação de estar fazendo a coisa certa. Só que o índice de assiduidade dos alunos cai ao longo do tempo, e a taxa de conversão em sucesso é baixa.

Você deseja decidir bem? Religião poderá ajudar. Tradições e costumes de sua família ou povo também. Adicione a isso leituras, reflexões, audições musicais, outras manifestações artísticas - tudo o que lhe inspire. E tome consciência de que você e eu não somos seres lógicos. É só olhar para a história da humanidade. Você verá que a lógica é uma pretensão massacrante da geração de hoje. Ela jamais foi um fato absoluto.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473